A chegada do inverno traz consigo a queda tanto da temperatura quanto da umidade do ar.  Com a baixa nas chuvas, que também ocorre, há formação de maior quantidade de partículas suspensas no ar, como poeira e fumaça.  Todos esses fatores associados afetam diretamente nossa pele. Como consequência, observamos aumento da perda de água pela camada mais superficial, a epiderme, levando ao ressecamento e piora de sinais e sintomas, como coceira e descamações, por exemplo.

De acordo com a dermatologista Dra. Roberta Sant´Anna, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em pacientes que já possuem alterações nessa barreira de proteção da pele, específicas de determinadas doenças, apresentam esses desconfortos de forma muito mais intensa.  Assim, nesse período, é muito comum observarmos tanto o surgimento, como piora de lesões de Dermatite Atópica, Dermatite Seborreica, Psoríase, Ictiose e Rosácea, por exemplo.

Além das alterações ambientais, típicas dessa estação, a mudança de hábitos diários que ela nos traz, também são fatores relevantes na intensificação dos sintomas de pele.  Banhos quentes e demorados; uso de roupas e tecidos mais quentes, como lã e tecidos sintéticos; e menor ingestão de água, por exemplo, agravam ainda mais as queixas dos pacientes.

Quer saber como cuidar da sua pele nas épocas de baixas temperaturas? Confira a entrevista com a dermatologista Dra. Roberta Sant´Anna.

(Dermatologista Dra. Roberta Sant´Anna)
  • PORTAL CYBER: Quais partes do corpo merecem mais atenção no frio?

DRA. ROBERTA SANT´ANNA: As partes do corpo mais expostas a esse ar, mais frio e seco, ou em contato direto com tecidos, são as que mais sofrem nesse período.  Maçãs do rosto, lábios, mãos e pernas, por exemplo, merecem maior atenção durante o skincare do Inverno.

  • PORTAL CYBER: Quais sinais na pele devemos observar?

DRA. ROBERTA SANT´ANNA: Descamação, vermelhidão, coceira, acentuação de rugas e linhas finas e escoriações são muito comuns nessas áreas.

  • PORTAL CYBER: Quais cuidados devemos manter em relação à hidratação?

DRA. ROBERTA SANT´ANNA: A hidratação, tanto interna, com maior ingestão de líquidos, quanto externa, com aplicações de cremes / loções / óleos , é etapa fundamental nos cuidados gerais e tratamentos da pele.

Tão importante quanto a escolha do hidratante para cada tipo de pele, a frequência da aplicação facial e corporal desse produto é o que determinará a melhora da hidratação da pele e, consequentemente, melhora da barreira de proteção, tornando a superfície da pele mais macia, brilhante, com menos linhas e, principalmente, parando com a coceira, vermelhidão e descamação.

(Pele ressecada)

Para passar o inverno com mais conforto e segurança para sua pele, a dermatologista listou 6 dicas para todos os tipos de pele. Confira:

1-Evitar banhos quentes e prolongados!

As altas temperaturas da água e maior exposição a ela, tornam as células superficiais mais permeáveis a perda de água, aumentando o ressecamento e , consequentemente, a coceira. 

2- A escolha do sabonete também é muito importante!

Optar por sabonetes com ativos dermatológicos, que não retirem a oleosidade normal da pele (que faz parte dessa barreira de proteção), é fator fundamental, principalmente em pessoas que possuem doenças de pele.

3-Optar por uso de tecidos naturais, como algodão!

Peles ressecadas são peles mais expostas a estímulos externos e, por isso, peles mais sensíveis.  Tecidos mais grossos, como lã, ou sintéticos, podem ser desencadeantes de sintomas como coceira.  Além do desconforto, na tentativa de aliviar a coceira, friccionamos mais a pele, que já está mais fragilizada.  Com isso, podemos levar a escoriações e pequenos machucados.

4- Aumentar a hidratação de dentro para fora!

Seja diretamente pela ingestão de água, ou através do consumo de sucos e sopas, a maior quantidade de água internamente é extremamente importante. Quanto menos líquido se consome, aumenta a desidratação. Sem contar que, naturalmente, a vontade de beber água diminui no inverno.  Um dica válida, é o uso de sistemas de despertadores, para lembramos de ingerir líquidos.

5- Caprichar no skincare facial e corporal!

Respeitando cada tipo de pele, o uso de hidratantes deve ser intensificado.  Seja em sérum, cremes, loções ou óleos, a aplicação desses produtos deve ser frequentes no inverno.  Em relação a face, o uso pela manhã, a cada reaplicação do proteção solar (sim! O uso de Protetor solar faz-se tão importante no inverno quanto no verão) e ao dormir, já é bastante eficiente para evitar os danos dessa estação.  Quando falamos em hidratação corporal, costumo indicar imediatamente após o banho e, no  mínimo, mais 3x/dia, principalmente em braços e pernas.

6- Não esqueça o filtro solar!

Não é por que a temperatura está mais baixa ou por que esteja nublado que devemos esquecer da fotoproteção.  Lembre-se, se está claro é porque os raios solares estão passando e, consequentemente, atingindo nossa pele.

Depois dessas dicas super bem orientadas, quem deixava a pele de lado, com certeza vai repensar seus hábitos de autocuidado. Mas nunca é tarde pra se cuidar e se amar. E a clínica da Dra. Roberta Sant´Anna, localizada em Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, oferece diversos serviços para quem deseja dar um up nesse processo de autocuidado. O espaço conta com tratamentos e uso de tecnologias que visam a saúde da pele e embelezamento pessoal. Muito mais que um procedimento dermatológico, é uma dose de autoestima! Clique aqui para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *