A indústria cultural também está sentindo os efeitos da pandemia. Salas de cinemas foram fechadas, produções interrompidas e lançamentos adiados. Tudo está sendo feito para tentar impedir uma catástrofe ainda maior por causa do covid-19, e por isso é necessário o distanciamento social imediato.
China
Um dos primeiros países afetados pelo Coronavírus foi a China, dona de um dos maiores mercados mundiais de cinema, mais de 70 mil cinemas foram fechados no país em janeiro. O fechamento das salas causou um embate entre os cinemas e os serviços de streaming locais, as leis do país só permitem distribuição internacional das produções após a estreia local, algumas distribuidoras optaram por fazer as estreias através de serviços de streaming. Porém, as redes de cinemas se sentiram prejudicadas com a atitude, exigindo intervenção governamental para impedir a medida e prometendo boicote a futuros lançamentos.
Estados Unidos
A revista americana Hollywood Reporter estima em US$ 5 bilhões as perdas no setor audiovisual devido a pandemia. Séries dos principais canais dos Estados Unidos suspenderam as atividades por tempo indeterminado. A Netflix também colocou algumas gravações em hiato, entre elas, Stranger Things, que tinha estreia programada para este ano, além de The Witcher, Lúcifer, Boneca Russa e Peaky Blinders também estão na lista. A Amazon Prime Video interrompeu as atividades de todas as produções originais, como O Senhor dos Anéis e Carnival Row.
Poucas foram as vezes que tantas estreias mundiais sofreram com o adiamento ao mesmo tempo. Confira alguns filmes que foram afetados:
Missão: Impossível 7
A Itália foi um dos países mais afetados pelo coronavírus, o que causou o adiamento das filmagens de Missão: Impossível 7 no país. A decisão foi tomada para a segurança de todos da produção. Por enquanto a data de estreia do longa está mantida para 23 de julho de 2021.
Um Lugar Silencioso 2
Um dos maiores adiamentos recentes foi de Um Lugar Silencioso 2. O filme chegaria aos cinemas brasileiros esse mês, mas foi adiado por tempo indeterminado. Ou seja, uma nova data ainda será anunciada.
Mulan
A Disney adiou o lançamento de Mulan que chegaria aos cinemas dia 26 de março, o estúdio pretende lançar a produção ainda este ano, mas uma data certa ainda não foi divulgada.
Trolls 2
A Universal Pictures anunciou que Trolls 2 não será mais lançado em 9 de abril. De acordo com o estúdio, uma nova data de lançamento será anunciada em breve.
The Batman
A Warner informou que The Batman, nova adaptação cinematográfica das aventuras do Cavaleiro das Trevas, entrará em hiato por medidas de segurança. O filme, que está sendo produzido no Reino Unido, estava programado para filmar cenas em Liverpool.
Animais Fantásticos 3
A Warner anunciou a interrupção da produção do filme Animais Fantásticos 3. O longa iria começar a ser produzido no dia 17 de março, mas foi cancelado por tempo indefinido.
Viúva Negra
Previsto para estrear nos cinemas brasileiros em 30 de abril, o filme solo da espiã russa Viúva Negra foi adiado e ainda não tem nova data para chegar aos cinemas.
Minions 2: A Origem de Gru
O filme que chegaria aos cinemas em julho, já não tem mais previsão de lançamento. A Illumination Animation precisou fechar seus estúdios na França, atendendo as orientações do governo do país. Deste modo, a animação não ficará pronta a tempo da data original de estreia.
Produções Nacionais
Nas produções nacionais, a Rede Globo tomou uma decisão nunca antes vista em mais de 50 anos. Para evitar o contágio do vírus, a emissora suspendeu as gravações das novelas como Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder, respectivamente das 21h e 19h. No lugar, serão reprisadas novelas já produzidas e exibidas para o público, em versões mais curtas.
O filme “Três Verões”,dirigido por Sandra Kogut, que conta com Regina Casé como protagonista, estava programado para estrear no dia 19 de março, mas foi adiado, sem data prevista para lançamento. E a comédia nacional “No Gogó do Paulinho”, com Maurício Manfrini e Cacau Protásio, dirigida por Roberto Santucci, teve lançamento adiado, mas com expectativa de chegar aos cinemas ainda este ano.
Mais uma vez reforçamos, o mundo parou! Fique em casa! Tem muitos filmes bacanas pra você assistir sem precisar sair de casa.
Fontes: Exame, Omelete