Nos países ao redor do mundo, entretenimento em casa se tornou a única opção das pessoas após o fechamento de cinemas e adiamento de shows e filmes durante o período de quarentena, e isso gerou uma alta nos serviços de streaming.
Estes serviços possibilitam a transmissão de conteúdos pela internet, sem a necessidade do usuário fazer o download para ter acesso a filmes, músicas ou livros. O conteúdo pode ser acessado de dispositivos variados: notebooks, celulares, tablets, Smart Tvs, bastando apenas acesso à internet. Nesta quarentena, os canais de streaming mais acessados foram Netflix, Globoplay, Amazon, Deezer, Spotify e Youtube.
Netflix
A busca por termos como Netflix, Amazon Prime Video e outras plataformas do gênero aumentou em todo o mundo, segundo dados do Google Trends. Esses serviços já contavam com crescimento de demanda nos finais de semana e férias, mas não neste período de março a maio. Apesar de não divulgar dados da sua audiência, a Netflix está entre os serviços de streaming mais famosos e procurados na quarentena, no último trimestre a empresa divulgou ter 127 milhões de assinantes. O serviço conta com filmes, séries e desenhos animados de diversos grandes estúdios e canais de televisão, além de inúmeros conteúdos exclusivos.
Globoplay
Quem também se preparou para o crescimento da demanda foi a plataforma Globoplay, o streaming da Globo registrou os melhores números da plataforma neste ano. Durante a quarentena a plataforma disponibilizou parte de seu conteúdo de forma gratuita para não-assinantes. Entre eles, mais de 20 filmes da Disney, além de 30 títulos infantis. A Globo prevê investimentos de um bilhão de reais para 2020, com foco em conteúdo e tecnologias. “Existe uma tendência de verticalização de conteúdo no mundo e nós vamos testar formatos e narrativas para buscar a diferenciação”, afirmou Erick Brêtas, diretor geral do Globoplay. Para 2020, a empresa ainda reserva 16 novas produções originais, feitas para a plataforma, sendo nove de produtoras independentes.
Amazon
A Amazon, uma das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos, têm investido cada vez mais em comércio electrónico e streaming digital, o Amazon Prime Video se tornou um dos maiores concorrentes da Netflix. A empresa também conta com uma plataforma de livros digitais, e para ajudar a fugir do tédio durante o isolamento social, disponibilizou 50 mil livros gratuitos, o leitor pode escolher de literatura clássica até livros acadêmicos para auxiliar nos estudos em casa.
Deezer e Spotify
Os serviços de streaming de áudio, como Deezer e Spotify, relatam que houve mudanças na forma de consume. Se antes a maioria das pessoas acessava este tipo de entretenimento em deslocamento pelo celular, atualmente passou a ouvir mais através de aparelhos residenciais e rádios, e o horário de pico que era às 7 horas passou a ser de 9 às 10 horas. A procura por podcasts também aumentou, temas como crianças, esportes, culinária e meditação, ganharam mais notoriedade e audiência nas plataformas.
Youtube
O Youtube também atraiu milhares de pessoas através de lives, uma forma que muitos cantores acharam para continuar realizando shows ao vivo, a dupla Jorge e Mateus por exemplo, atingiu 3 milhões de visualizações simultâneas no show que durou quase quatro horas e meia. Os sertanejos conseguiram arrecadar 216 toneladas de alimentos, 10 mil frascos de álcool gel e 200 cursos para a área da saúde, durante a apresentação. Outros cantores como Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Dennis Dj, Bruno e Marrone e Ferrugem também aderiram as lives durante a quarentena.
Acredita-se que esse mercado deve crescer ainda mais nos próximos anos. As estimativas são de 50 bilhões de transmissões por ano, com 3 bilhões de aplicativos e 200 milhões de usuários para o ano que vem.