O caos na saúde exige a necessidade de recursos humanos para ajudar no combate da Covid-19. Em função disso, o Ministério Público Federal (MPF) pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) determine à União que adote medidas para contratar profissionais de saúde para assegurar a plena capacidade de atendimento na rede federal de hospitais no Rio.
Escassez de profissionais
De acordo com o MPF, atualmente há 770 leitos impedidos de funcionar nessas unidades de saúde por falta de falta de profissionais.
O órgão pede que os hospitais federais recebam os insumos e materiais necessários para o trabalho dos profissionais, inclusive de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), “já que a União não reforçou a dotação anual orçamentária destes hospitais para a aquisição extraordinária que está sendo necessária para o enfrentamento da pandemia, como estão fazendo todos os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS)”, justifica o MPF.
O Ministério da Saúde informou em nota, que “já está em andamento o processo de renovação dos profissionais de saúde para atendimento dos hospitais e institutos federais do Rio de Janeiro”.
Fonte: Agência Brasil