Educação sexual é o ensino sobre anatomia, reprodução humana e aspectos comportamentais. Um dos objetivos é informar as crianças e adolescentes sobre o que é certo ou errado.
Não dá para negar que educar sexualmente crianças e jovens é uma tarefa difícil para pais e um desafio para as escolas. Mas o tema precisa ser tratado com naturalidade desde cedo.
Educação sexual ajuda a evitar abusos
Diferente do que muitos conservadores pensam, esse tipo de educação não estimula a atividade sexual, não antecipa a idade do primeiro contato sexual, nem aumenta o risco de gravidez ou aborto entre adolescentes. Na realidade, a Educação Sexual contribui para que as crianças se tornem mais conscientes e responsáveis tendo conhecimento sobre seus corpos e os direitos sexuais, ajudando a evitar abusos.
17 mil denúncias de violência sexual contra menores de idade
Dados do Disque 100, um serviço de proteção às crianças e adolescentes, mostram que só em 2019 foram registradas um total de aproximadamente 17 mil denúncias de violência sexual contra menores de idade. A pesquisa mostra que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, padrastos ou parentes das vítimas. E a maioria dos casos são cometidos na casa do abusador ou da vítima.
As vítimas que sofrem esse tipo de violência precisam de informação, para saber como reagir, contar e não serem silenciadas. Conheça dois livros infantis que ensinam sobre segurança íntima:
1- O segredo de Tartanina
O livro fala sobre cuidado, respeito e proteção. Conta a história da tartaruga que foi vítima de abuso sexual e por medo não contou para ninguém. Ensina como identificar casos de abuso e o que deve ser feito.
2- Pipo e Fifi
Este livro é mais uma ferramenta de proteção, que explica para crianças a partir de 3 anos conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos e emoções. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de afeto de toques abusivos.
Disque 100
Em caso de violência psicológica ou física, abuso sexual ou qualquer violação dos direitos humanos, Disque 100.