Neste Dia Mundial do AVC chamamos a atenção para o acidente vascular cerebral (AVC), que é a segunda principal causa de morte no Brasil. O Acidente Vascular Cerebral ou AVC (popularmente conhecido como “Derrame”) é definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito em decorrência de um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2017 foram registradas 101,1 mil mortes decorrentes da doença. Em levantamento encaminhado à Agência Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) destaca que, entre 1º de janeiro deste ano até o dia 16 de outubro, 78.649 pacientes com AVC foram a óbito. Os números se distinguem pouco da soma do ano passado, de 79.984 casos.
Como reconhecer um AVC?
Os sintomas associados ao AVC são súbitos, desenvolvem-se em poucos minutos ou horas e incluem:
- Perda de força de um lado do corpo, incluindo ou não a face
- Dificuldade de articular palavras
- Formigamentos ou parestesias em um lado do corpo, incluindo ou não a face
- Perda súbita de parte da visão
- Alteração do equilíbrio, coordenação ou tontura
Caso você reconheça em alguém algum desses sintomas e eles tenham se desenvolvido de forma súbita, não espere melhorar e encaminhe a pessoa imediatamente a um hospital ou ligue para o SAMU (192).
Como prevenir um AVC?
Aproximadamente 80% dos casos de AVC poderiam ser evitados através do controle de fatores de risco mudanças nos hábitos de vida.
- Controle da Hipertensão Arterial
- Tratamento do Diabetes
- Redução nos níveis de Colesterol
- Redução de peso
- Prática regular de exercícios físicos
- Não fumar ou parar de fumar
- Tratamento da Síndrome da Apneia do Sono
É muito importante também manter um acompanhamento médico regular e realizar exames de acordo com cada caso.
Alimentos que reduzem o risco do AVC
- Cereais: Uma fantástica forma de os adicionar à sua dieta é colocá-los no seu pequeno-almoço, em conjunto com leite.
- Abacate: O abacate é rico em potássio, algo que o organismo necessita para que os músculos realizem todos os movimentos sem complicações.
- Chocolate: Ingerir cerca de uma barra de chocolate por semana trará muitos benefícios para a sua saúde, entre os quais a prevenção do AVC.
- Arroz: Tal como se sabe, o arroz é um cereal portanto deve ser ingerido, contudo quando no mesmo prato estão outros alimentos fonte de fibras e carboidratos, este dever ser substituído por arroz integral.
- Feijão: O feijão é um fantástico alimento para esta luta, tenha em atenção o que irá acompanhar o feijão no prato, pois não deverá esquecer-se que acima de tudo a alimentação deve ser equilibrada.
- Laranja: A laranja possui flavonoides conseguindo assim reduzir o risco de AVC.
- Frutos secos: Os frutos secos são uma mais-valia para saúde, devendo ser ingeridos diariamente, mas em pequenas quantidades, cerca de uma colher de sopa de frutos secos diariamente.
- Beterraba: Um alimento muito útil para qualquer pessoa e de muito fácil utilização na cozinha, pode ser colocada na própria refeição ou triturada para sumos.
- Peixe: Apesar de muitas pessoas dispensarem bem o peixe da sua alimentação diária este deve estar incluído nela, pelo menos, três dias por semana. Este alimento possui inúmeras regalias nutricionais, que ajudarão em muito o seu organismo.
- Sumos naturais: Comece por trocar os refrigerantes por sumos naturais, verá que sentirá logo uma diferença enorme, no sabor e no valor nutricional.
Fonte: Clínica Neurologie, Agência Brasil, Acidente Vascular Cerebral