Saúde

Fiocruz dá orientações para diminuir riscos nas festas de fim de ano

1 Mins leitura

Em função dos aumentos de casos de covid-19 em todo o país, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresenta em uma cartilha orientações para diminuir os riscos de transmissão da covid-19 durante o período de festas do Natal e do réveillon. De acordo com a Fundação, a forma mais segura de passar as festas de fim de ano, é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram ali. As orientações foram divulgadas tanto em uma cartilha, disponível online quanto em cards informativos que podem ser compartilhados pelo WhatsApp e demais redes sociais.

Cuidados essenciais

Fonte: Cartilha Fiocruz

Orientações para festividades em casa

Entre as orientações para quem vai receber convidados, o ideal é estabelecer um limite de acordo com o tamanho do espaço.  Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente.  Além da recomendações gerais citadas anteriormente.

Grupos de risco

A Fiocruz esclarece ainda que quem teve contato com a doença ou está com sintomas deve evitar encontros por oferecer risco aos demais. E pessoas que fazem parte de algum grupo de risco para casos graves de covid-19 ou moram com alguém que faz parte desse grupo também devem se proteger e evitar as festas. Aqueles que têm mais risco para casos graves são os portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica em estágio avançado, imunodepressão provocada pelo tratamento de doenças autoimunes, como lúpus ou câncer; pessoas acima de 60 anos de idade, fumantes, gestantes, mulheres em resguardo e crianças menores de 5 anos.

Diversos eventos ao redor do mundo estão sendo cancelados por conta do aumento de casos e óbitos. Inclusive, o Réveillon do Rio de Janeiro, considerado uma das maiores festas de ano novo do mundo, foi cancelado.

Fonte: Fiocruz, Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *