O risco de fazer dieta sem acompanhamento nutricional pode ocasionar em resultados contrários aos objetivos iniciais.
Uma Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) demonstrou que 60,3% dos brasileiros maiores de 18 anos, estão acima do peso. Por esta razão, parte da população vive em constante conflito com a balança. Você provavelmente conhece ou já conheceu alguém que está o tempo inteiro tentando fazer dieta, ou entrar em forma. O grande problema é que a maior parte das pessoas que tenta mudar seus estilos de vida faz isto de maneira equivocada.
O acompanhamento de um profissional especializado é o que difere o sucesso da frustração, quando o assunto é dieta. Muitos alimentos visto como saudáveis, na maioria das vezes são vilões disfarçados de mocinhos.
Em conversa com a professora e nutricionista especialista em fitoterápicos e suplementação nutricional, Tatiane Taumaturgo, foram desmistificados alguns mitos da alimentação. A profissional esclareceu sobre a importância de evitar alimentos ultraprocessados ou industrializados, como são popularmente conhecidos.
Comer pasta de amendoim para substituir um doce?
Você provavelmente já foi instruído a comer pasta de amendoim para substituir um doce, enquanto fazia dieta. O que você talvez não tenha consciência é que esse alimento pode conter diversos tipos de açucares, compostos químicos e gorduras hidrogenadas.
A recomendação da profissional é “prefira sempre alimentos menos industrializados, no caso da pasta de amendoim, procure as opções em que o amendoim seja processado naquele momento e que não haja nenhuma adição de compostos químicos”.
Trocar o pão francês por biscoitos de água e sal?
Outro engano bem comum de quem realiza dieta sem acompanhamento necessário, são as substituições pobres em fibras e nutrientes. Ao falar de dieta, muitos já pensam em cortar de vez o famoso pão francês e o substituem por biscoitos de água e sal, um grande equívoco.
A nutricionista explica que “seis unidades do biscoito de água e sal, contém os mesmos 150kcal que uma unidade de pão francês. Entretanto, o pão contém 4 gramas de proteína, enquanto as seis unidades do biscoito só 2 gramas. O que resulta em uma saciedade menor a ingestão das seis unidades de biscoito, se comparado ao pão francês.”
Por esta razão é de suma importância o acompanhamento nutricional quando a expectativa é a mudança de hábitos alimentares e consequentemente qualidade de vida.