A proposta do projeto é proporcionar o luxo dos superiates com a tecnologia responsável, para que o planeta seja estudado de forma eficaz e sem a emissão de poluentes.
O projeto nada mais é que um tipo moderno de reator nuclear, e sem emitir CO2, Terra 300, mescla luxo dos superiates com pesquisas científicas. A expectativa é que seja lançado em 2025 e revolucionará o ecoturismo.
Em virtude da pandemia, os iates luxuosos obtiveram uma demanda maior do que a esperada. Aqueles que podem pagar, buscaram por privacidade e distanciamento social de forma exclusiva e luxuosa. Mas a proposta do Earth300 é voltado para a exploração científica. Os pesquisadores querem transformar este projeto em uma “Tocha Olímpiada da ciência global”, que conseguirá expandir o conhecimento do universo, tanto acima quanto abaixo da superfície.
O famoso iate possui cerca de 300 metros de comprimento, 60 metros de altura e dispõe de uma tripulação profissional. Será possível transportar 425 pessoas, a maior parte da equipe será composta por cientistas, que poderão navegar de forma gratuita, produzindo ciência. Mas as pessoas com poder aquisitivo poderão desfrutar dessa experiência que poderá ter um custo de 3 milhões de dólares por pessoa, equivalente a 10 dias de jornada.
O grande diferencial do projeto é seu impacto positivo em relação ao planeta. Essa categoria de embarcação se projeta para alavancar a aura de luxo do superiate e mesclá-lo com a pesquisa científica para criar um mega navio livre de emissões, que reunirá cientistas do clima e os ricos em uma ousada busca para salvar o planeta.
O Terra 300 foi idealizado pelo empresário do setor naval Aaron Olivera e desenhado por Ivan Salas Jefferson, líder internacional de arquitetura e design naval. No lançamento do projeto ocorrido em Cingapura, o idealizador Aeron Oliveira fez uma declaração em relação ao projeto do mega navio e afirmou sobre o sonho de contribuir para o ambiente, inspirar os jovens e avançar nos conhecimentos científicos sobre o planeta.
Se for construído, o novo navio, batizado de Terra 300 (Earth 300, no original em inglês) em referência ao seu comprimento de 300 metros, destronaria até mesmo o maior superiate do mundo, o Azzam de 179 metros, de propriedade da família real de Abu Dhabi.