As habilidades socioemocionais são importantes em todas as atividades humanas, impactando diretamente no futuro profissional da criança em crescimento. Mas para entender o motivo dos impactos dessas habilidades, primeiro é importante entender o que são elas.
Desde que a inteligência emocional passou a ser estudada como parte do desenvolvimento humano, sentimentos e emoções têm recebido a atenção de educadores, psicólogos e profissionais dessas áreas.
As habilidades socioemocionais são uma série de competências que todos possuem para lidar com as emoções, criar metas de vida e se relacionar com as outras pessoas. Essas habilidades falam sobre o autoconhecimento, empatia, capacidade de se colocar no lugar do outro, melhora o espírito colaborativo, a capacidade de superar os obstáculos e adaptar-se a mudanças.
Infância e o papel da família
A infância é a fase mais propícia para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, pois é nessa parte da vida que aprendemos com mais facilidade.
Desenvolver as habilidades socioemocionais é um processo diário, que não tem hora para acabar. A família é fundamental nesse processo, é com quem a criança passa normalmente a maior parte do tempo, elas acabam usando os pais como referência. É importante que família e escola ensinem juntos, sempre em busca do objetivo de formar uma criança consciente e responsável.
Benefícios de desenvolver habilidades socioemocionais
Quanto antes uma pessoa aprender a lidar com suas emoções, mais fácil será ao longo da vida. As crianças devem ser capazes de gerenciar seus próprios problemas e definir seus graus de dificuldade.
Ao desenvolver habilidades emocionais elas vão formando o caráter, personalidade e responsabilidades sobre os seus atos e sentimentos, quando sabem lidar com a frustração, a perda ou dificuldade, elas tendem a ter um melhor aprendizado na escola, pois identificam os problemas e vão em busca de resolver.
Além disso, a criança desenvolve empatia pelos outros, tem um melhor relacionamento com os pais, são mais comunicativas, criativas, se conhecem melhor e desenvolvem o pensamento crítico.
Foto: Getty Images