A infância é um momento de grandes descobertas e desenvolvimento para os pequenos que a todo instante estão interagindo com o ambiente em que participam. E nesta fase, é mais difícil exigir de uma criança que permaneça sentada por um longo tempo.
É fácil solicitar que um adulto faça silêncio, quando há uma placa de sinalização em ambientes que exigem esse comportamento. No entanto, não é tão fácil esperar que uma criança obtenha o mesmo senso de comportamento, uma vez que ela ainda está adquirindo maturidade para determinadas situações.
Por essas e outras razões que estabelecimentos com Espaço Kids acabam atraindo mais as famílias com crianças pequenas.
Em alguns casos, os pais evitam ir a estabelecimentos de lazer ou deixam de realizar alguns compromissos em razão de não ter com quem deixar seus filhos ou por o ambiente não ser um local adequado, onde a criança possa ficar tranquila e a família sem se preocupar.
Competir com as telas tem se tornado um desafio
Com a massificação tecnológica, se torna mais difícil competir com os celulares e computadores. A luz e os sons dessas telas parecem hipnotizar as crianças e os adultos também. A questão é que o cérebro de uma criança está se desenvolvendo, sendo muito importante que ele seja estimulado de diversas formas. Uma reportagem da BBC Brasil aponta que crianças que passam muito tempo na frente das telas, podem ter o seu desenvolvimento cognitivo prejudicado. Isso porque as telas apresentam as informações prontas, impedindo a possibilidade de expandir a imaginação, de criar coisas.
A inserção do Espaço Kids é uma alternativa para deixar os smartphones de lado e oferecer uma atividade interativa, social e divertida para os pequeninos.
Como montar um espaço aconchegante e confortável
Seja por meio da pintura, no mobiliário ou na decoração, um ponto importante é focar no uso de cores bem pigmentadas. Elas estimulam os sentidos das crianças e tornam mais fácil memorizar os nomes de cada tonalidade.
– Reserve um espaço para montar a área kids
– Tenha um tapete de EVA no chão para trazer conforto e segurança
– Invista em brinquedos que estimulem a coordenação motora e sentidos sensoriais
– Priorize brinquedos que promova interação social de troca entre as crianças
– Uma pequena biblioteca também torna o ambiente interessante
Diversão e segurança
O espaço precisa ser confortável, lúdico e dinâmico para que os pais sintam-se seguros para deixar as crianças. E principalmente que tenha um profissional responsável por monitorar a criançada. A ideia é um diferencial e pode agregar ainda mais valor ao estabelecimento.