Em função da cobertura vacinal no Estado e melhora dos sinais epidemiológicos, o governo do Rio de Janeiro decidiu flexibilizar o uso de máscaras em locais fechados. O decreto publicado na noite desta quinta-feira (3), permite que cada um dos 92 municípios fluminenses, tenham autonomia para acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes.
A capital do estado prevê liberar já na próxima segunda-feira (7). Ao ar livre, já era possível sair sem máscara desde outubro.
Posso continuar usando máscara?
Segundo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, independentemente da decisão tomada por cada prefeitura, aquelas pessoas que quiserem manter o uso da máscara podem continuar utilizando.
Pessoas com sinais e sintomas respiratórios devem usar máscara
“Recomendamos que pessoas com sinais e sintomas respiratórios mantenham o uso da máscara se forem entrar em contato com outras pessoas. O ideal é que essas pessoas façam isolamento”, informou o secretário.
E se o cenário epidemiológico piorar?
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio seguirá com monitoramento dos indicadores e a atualização semanal dos Mapas de Risco por região e por município para subsidiar as decisões do poder executivo municipal. Por isso, as medidas poderão ser revistas caso haja mudança no cenário epidemiológico da covid-19 no Estado.