Nesta quinta-feira (5), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, informou que mais de 2 milhões de brasileiros de 16 a 18 anos tiraram título de eleitor entre janeiro e abril deste ano. Em números reais, o país ganhou 2.042.817 novos eleitores nessa faixa etária.
Segundo o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% quando comparada aos quatro primeiros meses do ano de 2014.
“Um reflexo da mobilização encabeçada pelo TSE durante a semana do Jovem Eleitor, realizada de 14 a 18 de março, e que teve adesão espontânea da sociedade brasileira ao movimento”, disse Fachin.
No início da sessão desta quinta (5), Fachin, afirmou que nos últimos 31 dias foram registrados 8.951.527 de pedidos de título de eleitor. O balanço ainda é parcial. O perfil do eleitorado brasileiro, habilitado para comparecer às urnas em 2 de outubro, deve ser apresentado no mês de julho.
Mobilização nas redes sociais ajudou
“Vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia. Por isso, agradeço a cada um, influenciador ou não, famoso ou não, brasileiro ou não, jovem ou não, que criou conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos para a regularização do título”, afirmou.
“Houve também aqueles que foram além do virtual e disponibilizaram conhecimento, tempo, computadores e acesso à internet para viabilizar o atendimento remoto de tantos que precisam de ajuda”, completou.
Brasileiros com mais de 70 anos
O ministro ainda fez um alerta específico para brasileiros com mais de 70 anos: “Assim como os menores de 18, têm o voto facultado. Compareçam, exerçam seu direito. Não deixem de fazer valer a sua vontade pelo voto”.
Quais cargos vão ser disputados em 2022?
Os brasileiros vão às urnas para escolher os titulares aos cargos de Presidente da República, Governadores estaduais, Senadores, Deputados Estaduais, Federais e Distritais. O primeiro turno das eleições estão programadas para o dia 2 de outubro. Não havendo maioria dos votos absolutos para o executivo, o segundo turno está agendado para 30 de outubro.
Quantos votos o candidato tem que ter para ganhar em 1º turno?
Para presidente e para governador, por exemplo, as eleições majoritárias não irão para 2° turno se um dos candidatos alcançar 50% dos votos válidos mais um. Não se computam, nesse caso, os votos em branco e os nulos.