NotíciasPolítica

De olho no Brasil: Presidente do PROCON-RJ fala sobre os trabalhos do órgão devido o caos da CEDAE

4 Mins leitura

Dr. Cássio Coelho aconselhou população a registar reclamações no órgão

Em entrevista exclusiva ao Show do Clóvis Monteiro, na Rádio Tupi, o presidente do PROCON-RJ, Dr. Cássio Coelho, falou sobre os trabalhos do órgão em relação aos problemas com a CEDAE. Desde a semana passada, moradores de diversos pontos do Rio de Janeiro reclamam que a água está com cheiro, gosto ruim e coloração estranha.

De acordo com o presidente, o governador Wilson Witzel (PSC) determinou que o PROCON instaurasse investigação sobre o ocorrido, deslocando fiscais em diversos pontos do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.

Ainda segundo Dr. Cássio, a CEDAE tem 10 dias para responder as indagações do PROCON, e mostrar os laudos da empresa.

De acordo com o presidente, o PROCON requereu também um laudo junto à Vigilância Sanitária, e se os consumidores que se sentirem lesados por ter que comprar água, devem fazer registros junto ao órgão, portando documentação e comprovantes de gastos devido o problema.

Segundo ele, o PROCON tentará intervir em um acordo com a CEDAE e os consumidores, e caso haja este acordo, a empresa irá restituir a população. Entretanto, caso contrário, o processo seguirá por meio do departamento jurídico da empresa, podendo acarretar em multa por parte da CEDAE.

O presidente frisa também que o consumidor pode optar em acionar a justiça individualmente, ou a Defensoria Pública.

O que diz a CEDAE

A CEDAE afirmou que o problema se dá pela presença de geosmina, uma substância produzida por algas, e que a água fornecida “está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde e própria para consumo”.

Esta afirmação, contraria o público consumidor, que devido ao problema, as pessoas estão comprando água mineral em depósitos e supermercados desde a semana passada.

A sede do PROCON-RJ fica na Avenida Rio Branco, nº 25, 5º andar. As reclamações também podem ser feitas por meio do aplicativo PROCON RJ, ou pelo telefone 151

Sem Guanabara aos domingos

De acordo com relatos em redes socais, os Supermercados Guanabara não vão funcionar mais aos domingos. Segundo uma fonte ligada à empresa, já a partir do próximo domingo (19), toda a rede não vai mais abrir neste dia.

Entramos em contato com a assessoria dos Supermercados Guanabara para falar sobre o fato, se é verídico ou boato, porém, a rede nem ao menos se interessou em encaminhar uma nota oficial. Também contatamos a Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), mas a instituição não conseguiu nos encaminhar um posicionamento a tempo.

Ainda aguardamos uma resposta dos Supermercados Guanabara, e como ficarão os funcionários, pois, como se sabe, muitos destes contam com o recebimento de hora extra, e caso as lojas passem a não abrir aos domingos, como está sendo especulado, estes trabalhadores serão prejudicados.

“Cidinha, Cidinha”

A comunicadora e ex-deputada Cidinha Campos (PDT), estreou, segunda-feira passada (06), o seu programa na Rádio Tupi. Sucesso no rádio nas décadas de 80 e 90, Cidinha voltou a trabalhar na emissora após 20 anos, depois de se desentender com a antiga direção da Tupi, chefiada pelo ex-diretor Alfredo Raimundo Filho.

No programa de estreia, a ex-parlamentar se emocionou, criticou Alfredo – indiretamente – e disse que o convite para retornar aos microfones da Tupi havia sido feito por Josemar Gimenez (atual presidente da emissora) antes das eleições de outubro de 2018. Cidinha havia tentado um novo mandato na Assembleia Legislativa, sem obter sucesso.

Questionada por um ouvinte se iria se candidatar novamente no futuro, Cidinha afirmou que não pretende se candidatar mais a nenhum cargo…

“Cidinha, Cidinha 02”

Em seu segundo programa, em um quadro destinado a “mandar cartas”, Cidinha dedicou ao ex-governador Sérgio Cabral (MDB). Ela afirmou que, quando Cabral foi preso em novembro de 2016, foi visitá-lo, e que o emedebista havia negado todos os crimes que a Justiça lhe imputa.

Com ares de “fui vítima do Cabral”, ela relembrou os momentos políticos da vida do ex-governador.

Vale ressaltar que Cidinha foi muito criticada por ter feito visitas constantes ao ex-governador na cadeia, e chegou a dizer em entrevista ao programa Deles & Delas (Band) em 2018, que, era sim amiga de Cabral, e “dana-se” quem não gosta…

O programa de Cidinha vai ao ar na Rádio Tupi de segunda a sexta-feira, de 13h às 14h.

Os trens voltaram!

Na última segunda-feira (13), a SuperVia normalizou a circulação de todos os ramais com a volta definitiva dos 40 trens chineses, que foram retirados de circulação em novembro do ano passado.

As composições foram retiradas dos trilhos por recomendação do fabricante chinês responsável pelos veículos.

Durante a ausência das composições, a SuperVia aumentou o número de intervalos, prejudicando a vida de milhares de cariocas e fluminenses.

Agora é Lei

A partir de agora, os órgãos da administração pública estadual terão que informar o consumo de água e energia mensalmente em seus portais na internet.

O autor do projeto, é o deputado Bruno Dauaire (PSC), sendo aprovado em dezembro pela Alerj, e sancionada pelo governador Wilson Witzel.

Agora, com a lei em vigor, o Governo do Estado vai determinar o órgão responsável pela organização e veiculação das informações.

Messina é candidato

O vereador Paulo Messina (PSD) afirmou, em vídeos nas suas redes sociais, que é pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro. Exercendo o seu terceiro mandato na Câmara Municipal, Messina atribui a crise orçamentária do Município à má gestão do governo Crivella.

Em um dos trechos da publicação, Messina, que foi secretário da Casa Civil do prefeito Marcelo Crivella (REPUBLICANOS), falou sobre o seu trabalho à frente da pasta, e assume sua posição de liberal econômico em uma possível gestão à frente do Executivo Municipal.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *