CuriosidadesMundoNotíciasVariedades

Nova evolução da IA que será capaz de “pensar” como um humano

2 Mins leitura

Empresa criadora do ChatGPT, OpenAI lançou recentemente o o1, uma nova versão mais avançada da IA

Imagem: (Foto/Reprodução: Paschoalotto)

A inteligência artificial está em constante evolução, mas sempre iremos nos surpreender com ela. Esse momento acabou de chegar. A OpenAI, empresa dona do ChatGPT e API, lançou algo ainda mais surpreendente para seus usuários.

O modelo o1 consiste em uma IA mais avançada do que imaginamos, tendo seu nome interno de Strawberry, esse recurso tecnológico vem visando ser mais complexo, especificamente de raciocínio com mais precisão e eficiência, ótimo para as áreas de exatas e codificações.

Características do modelo o1

Observe algumas das características que este novo recurso tecnológico recém-lançado tem a oferecer para seus usuários.

O recurso conta com um raciocínio bem avançado, sendo praticamente feito para “pensar” antes de responder alguma pergunta realizada, aplicando uma técnica conhecida como aprendizado de reforço, o que significa que ela pode criar uma cadeira de pensamento, o traz para uma forma mais humanizada para fornecer respostas.

Assim como forma de raciocínio, ela também será capaz de resolver problemas complexos, o que reforça que essa ferramenta é excelente para áreas exatas. Em testes realizados essa tecnologia conseguiu resolver 83% dos problemas feitos num exame qualificatório de uma olimpíada internacional de matemática.

Ele também é considerado mais acessível, sendo já disponível para os usuários do ChatGPT Plus e Team; não irá demorar a ser liberado para os outros assinantes da Enterpise e Edu. Assim também como mais tarde a versão reduzida ou mini será liberada para as pessoas que utilizam gratuitamente.

Todo avanço da IA é uma forma histórica de como a tecnologia vem avançando a cada ano, coisas que víamos em filmes de ficção virando realidade. O fato de realizar as tarefas mais complexas fazendo com que os profissionais dos setores de diversas áreas possam ter tempo para outras tarefas, uma boa forma de otimizar os trabalhos nas empresas e até mesmo no dia a dia de estudantes e afins.

Limitações

Apesar de ser algo novo que deixa muitas pessoas com os olhos brilhando ansiosos para usufruir desta nova IA, é bom ter conhecimento que elas também tem seus lados bons e negativos.

É importante observar que existem limitações nesse recurso também, que apesar das melhorias e avanços, o modelo ainda enfrenta desafios, como o alto custo e algumas limitações de uso, como a velocidade de resposta em algumas perguntas.

É algo natural, não se pode esquecer que continuamos lidando com uma máquina que é nova, ainda está se aperfeiçoando. Bom que os usuários relatem esse tipo de coisa a empresas por meio de feedbacks, isso ajuda a melhorar os recursos futuramente e deixá-los melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *