No último domingo (21), Gilberto Gil, Lélia Deluiz Wanick Salgado e o fotógrafo Sebastião Salgado se uniram para plantar um milhão de árvores por ano, pelo Instituto Terra.  A ação é um alerta, pois a mata atlântica é o bioma mais devastado do país, e com o crescimento do desmatamento, restam apenas cerca de 12% de suas matas originais.

Para incentivar a campanha, o cantor também lançou o videoclipe “Refloresta”, a nova canção e o nome da campanha para o reflorestamento.

O fotógrafo Sebastião Salgado acompanha a situação ambiental do Brasil e seu Instituto é um exemplo vivo de iniciativa de recuperação de áreas desmatadas. O local, que costumava ser uma fazenda de gado quando foi adquirida pela família dele, estava degradada.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) “Fazenda Bulcão” é uma área de mata atlântica próximo ao Vale do Rio Doce e atualmente conta com cerca de 2,2 milhões de árvores plantadas.

O período de 2021 a 2030 é considerado pela ONU como a Década da Restauração de Ecossistemas. Essa e muitas outras campanhas para salvar o meio ambiente se fazem necessárias, pois como diz a música de Gil, “manter em pé o que resta não basta”, então “o jeito é convencer quem devasta a respeitar a floresta”.

Fonte: Jornal de Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *