Novembro é o mês da Consciência Negra, uma data importante para falarmos sobre as questões raciais no mundo.

No Brasil, o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, desde 2003. A data foi escolhida após o falecimento de Zumbi dos Palmares (1655-1695), que foi o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica. Lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil. Apesar disso, ele também ficou conhecido pela maneira autoritária com que conduzia Palmares, onde, inclusive, havia um tipo mais brando de escravidão. Em todo caso, não admitia a dominação dos brancos sobre os negros e, portanto, tornou-se o maior símbolo pela liberdade dos negros da história brasileira.

A sociedade ainda tem muito o que compreender sobre respeito e igualdade, infelizmente, é uma luta diária. Mas existem algumas maneiras de aprender um pouco mais, como assistir histórias onde pessoas negras são protagonistas e mostram sua luta. Separamos alguns filmes e séries que podem mudar a maneira de pensar, agir e falar. Aproveite o final de semana para se inspirar!

Olhos que condenam

A história de cinco adolescentes que foram condenados injustamente por um crime que não cometeram. Olhos que Condenam é uma daquelas obras que traz inúmeras emoções, com apenas quatro episódios.

A minissérie conta detalhadamente a história dos cinco jovens que estavam no lugar errado, na hora errada, e por conta de sua cor foram condenados por longos anos na cadeia. A injustiça cometida com eles acabou com suas chances de alcançar a vida e sonhos que tinham quando mais novos. Prepara o lencinho, essa com certeza vai te deixar com lágrimas nos olhos! Mas é uma história que vale a pena.

Moonlight: Sob a Luz do Luar

Foi vencedor do Oscar de melhor filme em 2017, na história acompanhamos três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade na adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem.

Histórias Cruzadas

Histórias Cruzadas se passa em Jackson, uma pequena cidade no estado do Mississipi, nos anos 60. Skeeter é uma garota da sociedade que está determinada a se tornar escritora, ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. É um filme sobre racismo e desigualdade entre classes sociais, mas também  fala sobre empoderamento feminino.

Cara Gente Branca

É uma série lançada pela Netflix, onde alunos negros de uma conceituada universidade questionam os papéis raciais e buscam seu espaço, depois de uma festa blackface organizada por um grupo de alunos brancos, várias questoes raciais se desenrolam no ambiente acadêmico.  O ponto alto da série é a humanização de seus personagens ao mostrar histórias que acontecem em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *