Foi dada a largada para mais uma edição do programa de maior audiência da Rede Globo, o Big Brother Brasil. Os números do reality são impressionantes, trazendo desejo e empolgação para o mundo publicitário, mas será que esse marketing vale a pena?

O Big Brother Brasil ganha destaque nas redes sociais e é um dos assuntos mais comentados no Twitter durante todas as edições, se tornou centro de discussões sérias sobre racismo, xenofobia, intolerância religiosa e violência psicológica, entre outros temas, gerando um impacto cultural no país.

Para patrocinar o programa é necessário um investimento pesado, que pode custar até R$78 milhões. O que as marcas esperam é recuperar o valor investido e faturar ainda mais a longo prazo, a exposição no reality é enorme durante meses e todos querem ver seu nome associados de forma positiva.

A repercussão é um risco?

O reality show é imprevisível, não dá para saber como os participantes vão se comportar e nem a resposta do público. O BBB 21 é um exemplo, logo nas primeiras semanas acumulou polêmicas, que resultaram em brigas, pressão psicológica e um participante chegou a deixar a casa. A opinião dos consumidores sobre uma marca pode variar rapidamente e influenciar na decisão de compra, por isso, mesmo que acontecimentos negativos tenham efeito passageiro, o melhor é sempre evitar que eles aconteçam.

Mesmo com todos os problemas, o BBB 21 foi a edição mais assistida desde 2007, segundo a Rede Globo,  no ano passado o público assistiu em média 68% do que foi exibido, que corresponde aproximadamente a 47 minutos por dia assistindo o programa e cerca de 163 milhões de espectadores foram alcançados.

O reality pode ser visto como uma vitrine, as marcas entram no dia a dia dos brothers, seja durante as compras, na prova do líder, do anjo e até mesmo a do Bate e Volta, que foi criada para dar mais um espaço para ativação de marcas patrocinadoras. Os benefícios vão desde o fortalecimento da marca até a apresentação de um novo produto para uma audiência muito atenta. Além disso, as marcas também ganham espaço para mostrar seus propósitos e criar laços com o público.

Patrocinadores do BBB 22

Este ano mais de 15 marcas já estão com presença confirmada com algum tipo de patrocínio no programa. São elas: Americanas, Avon, Picpay, C&A, Amstel, P&G, Seara, Above, Hypera Pharma, Engov After, Neosaldina, Quinto-Andar, McDonald’s, Coca-Cola, 99, Tiktok e Fiat.

Americanas e Picpay continuam como mercado e método de pagamento, respectivamente; A Coca-Cola continua com o cinema do Líder. E o 99 vai ser o patrocinador do almoço do anjo.

O programa acabou de começar e ainda vai render muitos momentos para o marketing brasileiro, além de bons memes nas redes sociais. Vale lembrar que é um reality para assistir e se divertir!

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