Uma frente fria que se aproxima do Brasil vai derrubar as temperaturas em várias regiões. Os serviços de meteorologia apontam uma intensa onda de frio atípico para o mês de maio, provocando uma queda acentuada de temperatura a partir da próxima segunda-feira (16). A previsão é de neve e “chuva congelante” para estados do Sul, e geadas para outros trechos do país. De forma direta, serão impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil.

“Erupção polar histórica”

O frio que se aproxima vem sendo divulgado nas redes sociais como uma “erupção polar histórica”. Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, afirma, no entanto, que o termo não existe na literatura da meteorologia. O que, de fato, vai ocorrer tecnicamente é o avanço de uma “massa polar”, que o especialista classifica como “muito intensa”.

“Chuva congelante” é um evento raro

Ainda de acordo o especialista, o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada “chuva congelante”. O especialista explica ainda que a neve é um fenômeno já mais conhecido: os flocos são formados já na nuvem e chegam ao solo no mesmo estado, enquanto a chuva congelante é um evento raro em nosso país.

Temperaturas abaixo de zero

Há previsão de geada em várias áreas entre os dias 19 e 22 de maio. Os estados do Sul terão geada em diversas cidades e mínimas muito baixas com marcas negativas em parte da semana que vem e no começo da outra semana, mas que, no geral, não devem fugir ao que várias vezes já ocorreu no final de maio e durante os meses de inverno na região, portanto nada que gaúchos, catarinenses e paranaenses não estejam acostumados.

Frio promete chamar atenção no Centro-Oeste e em parte do Sudeste do Brasil

Onde o frio promete chamar muita atenção porque desviará bastante do padrão histórico desta época do ano será no Centro-Oeste e em parte do Sudeste do Brasil. Os dados de hoje indicam que estados do Centro-Oeste teriam temperatura muitíssimos inferiores aos padrões climatológicos mensais e que algumas áreas do Sudeste, principalmente em São Paulo e Minas Gerais, da mesma forma teriam temperatura muito mais baixa do que se costuma registrar em maio com mínimas que não se observa nesta época em algumas cidades há muitos anos.

Conforme os modelos numéricos analisados hoje, e por serem projeções para uma semana à frente estão sujeitas a mudanças nos próximos dias, mínimas muito baixas ocorreriam em estados como o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás (incluindo o Distrito Federal), São Paulo, Minas Gerais e até em áreas do Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda das temperaturas mínimas vai afetar também os estados do Norte do Brasil.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO NA USA CIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *