Livro

3 Mins leitura

Público infantil é o que mais lê no Brasil

A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revelou que 48% da população brasileira não lê, 31% nunca comprou um livro e 67% relatou que não tive alguém que incentivasse durante a vida. Os entrevistados destacaram como razões a escassez de tempo, não ter paciência, dificuldade com a leitura, não gostar de ler e cansaço. O tempo livre é dedicado com frequência ao tráfego nas mídias sociais. Mas ainda há esperança no futuro, pois mesmo com as distrações tecnológicas, o público infantil tem lido bastante.

Conforme a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo IBOPE, 48% da população brasileira não lê, e 67% relataram que não tiveram alguém que as incentivasse durante a vida. Os entrevistados destacaram como razões a escassez de tempo, não ter paciência, dificuldade com a leitura, não gostar de ler e cansaço. O tempo livre é dedicado com frequência ao tráfego nas mídias sociais.

Crianças de 5 a 10 anos de idade é o perfil com maior frequência de consumo de livros

Segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a faixa etária dos 5 a 10 anos de idade é o perfil com maior frequência de consumo de livros de literatura, independentemente do suporte. Essas crianças representam 23% da população geral e costumam ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria. De acordo com a pesquisa, o gosto pela leitura é a principal motivação de 48% dos pequenos e outros 13% afirmaram que leem para aprender algo novo ou desenvolver alguma habilidade.

Como incentivar a leitura na infância?

1- Torne a leitura um momento divertido

O que mais afasta as crianças dos livros é quando ele se torna uma obrigação. Por isso, tornar a leitura um momento divertido desde os primeiros anos de vida, faz com que os pequenos associem o hábito a coisas boas e felizes, facilitando a introdução desse costume e deixando essa sensação presente o resto de suas vidas.Ter uma rotina ou levar a leitura para passeios e viagens, ao invés de distrair as crianças com recursos tecnológicos, são algumas formas de conseguir isso.

2. Escolha leituras adequadas para cada idade

Cada idade tem suas limitações e interesses. Assim, se quiser que a leitura realmente se torne algo comum para o seu filho, escolha livros adequados para a idade e com temas que despertem sua curiosidade. Conforme o interesse for aumentando, apresente novos gêneros literários. Isso ajuda para que a criança descubra diferentes opções e escolha o estilo de literatura preferido.

3. Dê o exemplo

Crianças costumam aprender mais com exemplos do que com regras. Ou seja, se os pais e o ambiente no qual convive é cercado por pessoas que têm o hábito de ler, de maneira natural, o interesse pela leitura surge. Os pais devem ser o exemplo positivo no lar, pois 24% das pessoas são influenciadas pela mãe, pai ou parentes próximos em seu gosto pela leitura, de acordo com o IPL.

4. Presentear com livros

Se a criança não tem livros em casa, como vai despertar o interesse pela leitura? Só na escola, não basta. Presentear uma criança com livros é uma ótima forma de incentivar. Mas deve-se sempre levar em conta que 29% delas são cativadas no primeiro contato com a obra, por isso a capa bem desenvolvida, colorida e com mensagem clara é a escolha mais assertiva.

5. Atente-se às dificuldades

Muitas crianças evitam ler ou falam que não gostam porque, na verdade, estão com alguma dificuldade que não sabem (ou não querem) expressar. Problemas visuais e não conseguir identificar determinadas letras são apenas alguns exemplos. Por isso, outra dica para incentivar a leitura na infância é prestar atenção a esses detalhes, auxiliar na correção, estimular a criança a continuar a ler, mas sempre respeitando os seus limites para não gerar um bloqueio da atividade.

A Adotando a Leitura, editora voltada a publicações infantis, compartilha dicas essenciais para incentivar os pequenos a terem sempre um livro à mão. Para conhecer mais ou ter acesso às publicações, basta acessar o site oficial: www.adotandoaleitura.com.br ou entrar em contato pelas mídias sociais no @adotandoaleitura.

A Amazon selecionou os livros infantis mais vendidos e com preços a partir de 1,99. CONFIRA AQUI!

Fonte: Terra, Capital News, Instituto Reação, Amazon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *