Saúde

Comer carboidratos à noite, engorda? Mito ou Verdade?

2 Mins leitura

É bem provável que você já tenha ouvido esta frase e até mesmo tenha se privado de comer algum carboidrato após às 18 horas. Mas a verdade é que este é um grande mito espalhado pelo senso comum.

Acreditava-se que ao dormir, havia uma queda no metabolismo e por isso começou a ser estudada a questão de comer carboidratos à noite e seu impacto no ganho de peso. Foi comprovado, portanto, que o que realmente importa para o ganho de peso é o balanço calórico total, ou seja, se você consome mais calorias do que gasta, independentemente do horário em que as refeições são feitas.

Vamos tentar entender um pouco mais sobre o processo de ganho de peso e emagrecimento. Para emagrecer é preciso que o corpo gaste mais energia do que consome, ou seja, se um organismo consome 2000 kcal durante o dia e gasta 2300kcal, a longo prazo vai ocorrer perda de peso. Em contrapartida, se o organismo consome 3000 kcal e gasta 2000 kcal, certamente irá ganhar peso.

Sendo assim, para ganhar peso ou perder, é preciso considerar o total de calorias consumidas e gastas durante o dia e não apenas em um período específico do dia.

Uma pesquisa publicada em 2021 na revista “Nutrients” sugere que a distribuição de macronutrientes ao longo do dia pode influenciar a saciedade e o controle do apetite, mas não necessariamente determina o ganho de peso se a ingestão calórica total estiver sob controle (Gonzalez et al., 2021).
Outra revisão de 2022 na “JournalofClinicalEndocrinology&Metabolism” também concluiu que não há evidências suficientes para afirmar que comer carboidratos à noite leva diretamente ao ganho de peso, enfatizando que o foco deve ser na qualidade da dieta e no total de calorias consumidas (Horne et al., 2022).


Portanto, comer carboidratos à noite não é, por si só, um fator determinante para o ganho de peso. O importante para evitar o ganho de peso é manter um equilíbrio na dieta, consumindo frutas, legumes, verduras, carnes magras e bons carboidratos, ter um sono de qualidade, que é inclusive auxiliado pelo consumo de carboidratos a noite, praticar atividade física e considerar o total de calorias consumidas ao longo do dia. E ainda, se você costuma praticar atividade física logo pela manhã é muito importante você consumir carboidratos à noite para ter energia suficiente para realizar um bom treino.

Então faça boas escolhas! Pode comer o bom e velho arroz com feijão a noite. Evite alimentos processados e ultraprocessados ao longo do dia.

A nutrição vai muito além de contar calorias! Cada organismo é único! Não faça a dieta prescrita para outra pessoa. Procure sempre um profissional qualificado para lhe ajudar a chegar com saúde nos seus objetivos!

Você irá encontrar muito conteúdo no meu Instagram! Espero você lá! E até a próxima coluna!

 Acesse @draericaduque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *