Saúde

Óleo de coco, vilão ou mocinho?

1 Mins leitura

Nos últimos anos, o óleo de coco se tornou um tema bastante controverso no campo da nutrição. A popularidade deste óleo foi impulsionada inicialmente por promessas de grandes benefícios à saúde, incluindo propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e até mesmo auxiliando na perda de peso. Sabe-se, no entanto, que sua composição é rica em gorduras saturadas, levantando a sociedade científica a questionar sobre os reais impactos do óleo de coco no nosso organismo.

De onde surgiu a idéia de que o óleo de coco poderia ser benéfico a saúde? O óleo de coco possui uma grande concentração de triglicerídeos de cadeia média, que é rapidamente metabolizado no fígado, fornecendo energia ao corpo em vez de ser armazenado na forma de gordura corporal. Pensando nisso, inicialmente se discutia que ele seria benéfico para pessoas que desejassem fazer uma dieta para controle de peso.

Porém, apesar de ter essa característica, sabe-se que a maior parte da sua composição é de gorduras saturadas, o que pode ocasionar um aumento do LDL, o que popularmente chamamos de colesterol ruim. Sendo assim, e de acordo com a American Heart Association, é recomendado limitar o consumo de gorduras saturadas, incluindo o óleo de coco, para evitar impactos negativos na saúde cardiovascular.

Outro ponto importante é a falta de evidênciascientíficas robustas para sustentar os benefícios do óleo de coco. Os estudos mais longos e amplos não colocam o óleo de coco como um superalimento e ainda pelo contrário, recomenda-se que seu uso seja limitado.

E qual seria a solução para isso? Utilizar outras fontes de gorduras vegetais como o azeite e as oleaginosas e deixar o óleo de coco para hidratar o cabelo e a pele, já que sua composição rica em ácidos graxos tem propriedades emolientes e ajuda a hidratar e a recuperar a barreira cutânea.

Resumindo: Para ingerir, dê preferência a outras fontes de gorduras vegetais. Para utilizar de forma tópica consulte, um dermatologista.

A nutrição vai muito além de contar calorias! Cada organismo é único! Não faça a dieta prescrita para outra pessoa. Procure sempre um profissional qualificado para lhe ajudar a chegar com saúde nos seus objetivos!

Você irá encontrar muito conteúdo no meu Instagram! Acesse www.instagram.com/draericaduque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *