Será que você tem oferecido ao seu filho o que ele realmente precisa? Na maioria das vezes, o que a criança ou adolescente deseja, são pequenos momentos afetivos com sua família. Momentos que levam presença, atenção, cumplicidade e amor. Quando foi a última vez que você sentou meia horinha para brincar com seu filho? Pensando em resgatar esses momentos, selecionamos algumas atividades para fortalecer os vínculos afetivos com os filhos. Aproveitar que eles estão de férias, sem a rotina escolar, alguns ociosos, outros abandonados, por motivo de força maior, nas telas e videogames. Não é para pai e mãe se sentir culpado por isso, apenas para lembrar que nem sempre é o dinheiro ou presentes caros que os filhos desejam, é apenas ATENÇÃO. LEMBRE-SE, A INFÂNCIA É ÚNICA E PASSA RÁPIDO.
1. Ir até a biblioteca da cidade
Muitas pessoas perderam ou nunca tiveram o hábito de visitar as bibliotecas públicas. Nas cidades maiores há, normalmente, acervos robustos e interessantes e as crianças podem ficar bastante encantadas com a quantidade de livros concentrados no mesmo espaço. A dica é ir, escolher uma história bem legal e voltar com o livro para ler em casa com a família.
2. Visitar um amigo ou familiar querido
Uma possibilidade de passeio com crianças que combina alegria e afeto é visitar a casa de um amigo querido ou de um familiar de quem a família gosta muito ou está com saudades – casa dos vovôs é sempre uma ótima pedida! É uma chance especial de fazer um lanche juntos e colocar a conversa em dia. Se houver outras crianças para brincar, então, é diversão garantida!
3. Cuidar do jardim ou da horta caseira
Se você tem algum espaço externo em sua casa, uma ideia super legal é separar um momento para as crianças ajudarem a cuidar das flores, replantar vasos, fazer a manutenção dos canteiros ou mesmo dar início a uma pequena horta, com alguns temperos, ervas e verduras. É momento de exercitar o contato com o ambiente, aumentar a cumplicidade e valorizar o trabalho em cooperação.
4. Abrir uma oficina de artes
Especialmente para crianças a partir dos dois anos, fica mais interessante o momento de explorar materiais diferentes e desenhar com papeis, giz, pincéis, ou ainda modelar com massinhas e fazer recortes e colagens. Nas férias, sem o compromisso com o tempo, essa atividade pode despertar ainda mais a inventividade dos pequenos.
5. Colocar os pequenos pra cozinhar
Essa atividade pode ser feita pontualmente ou mesmo ser colocada no calendário da família ao longo das férias. Vale de tudo: bolo, sanduíches, panquecas, pizza, petiscos. Além de incentivá-los a tomar gosto pela cozinha, vai ser momento de troca, de conversa e de valorização do trabalho feito pela família.
6. Fazer um dia da faxina à fantasia
Para os pequenos, ajudar nas tarefas domésticas pode ser algo entediante, ainda que saibamos o valor desse tipo de trabalho para o bem estar da casa e para a formação dos valores de organização e disciplina. A família pode organizar um dia de faxina em que todo mundo trabalha fantasiado e, depois de todo o trabalho, toma aquele banho gostoso com a mangueira no quintal – se estiver num dia de calor, vai ser algo muito divertido, com certeza!
7. Passear pela cidade
Suas crianças conhecem todos os pontos principais da cidade onde você vive ou trabalha? Sabe onde fica a agência dos correios, a rodoviária, a igreja central, aquele parque ou praça onde o pessoal faz as caminhadas pela manhã ou no fim do dia? Além de se divertir em apresentar os lugares, dá para entreter os pequenos com o próprio trajeto – seja de carro, a pé, bicicleta, metrô ou outros meios de transporte.
8. Fazer sessões de fotos
Todo mundo coloca uma roupa bem legal e a família manda ver nos cliques – com várias poses, ajustes de angulo e em variados ambientes da casa ou mesmo durante os passeios. Além de gerar vínculos, é também uma forma de trazer à memória as lembranças das férias.
9. Construir a árvore genealógica da família
Ainda falando em fotografia, é possível organizar com os pequenos uma trilha sobre a história da família, identificando com imagens os vovôs, titios e primos. Dá até para colocar num quadrinho e virar um item de decoração depois, se for o caso.
10. Fazer um gesto de caridade em família
Que tal pegar aquelas roupas que estão esquecidas há algum tempo ou que não servem mais, arrumar por tipo e tamanho e depois entregar a uma entidade ou grupo assistencial da sua cidade? É exercício de virtude e, ao mesmo tempo, ajuda a despertar os pequenos para a solidariedade e a partilha.
Fonte: Colégio Maple Bear