É crescente na prática clínica da nutrição a seguinte queixa:
-Doutora eu como muito pouco e não consigo emagrecer.
Isso ocorre por conta da auto sabotagem, a escolha de alimentos com densidade energética elevada que prejudica o seu objetivo. Mas o que é densidade energética dos alimentos?
É a quantidade de calorias contida em uma determinada porção. Sendo assim, alguns alimentos terão densidade energética mais elevada e outros terão densidade energética mais baixa. A maioria dos alimentos que possuem mais água ou fibra, menos caloria terá.
Jantar x lanche de acordo com o objetivo
Depois de um dia inteiro corrido, preparar um lanchinho rápido parece ser a melhor opção. Mas será mesmo? Se a intenção for emagrecer, um prato costuma ter menos calorias do que um lanche, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Apesar do lanche ser uma refeição menor, normalmente a densidade calórica, ou seja, a quantidade de calorias relacionada ao tamanho da refeição, é maior. Vejamos a comparação:
O paciente relata que substituiu o jantar por um lanche.
Quer iniciar uma dieta realmente saudável, segura, sem auto sabotagem e com resultados? Consulte um nutricionista para alcançar seu objetivo. Hoje em dia, há possibilidades de atendimentos presenciais e online. Mas lembre-se que a prática de atividade física deve ser regular. Pratique o autocuidado, cuide de sua saúde.
Até a próxima, com mais dicas e orientações da nutricionista Tatiane Taumaturgo!