Você sabia que o Brasil possui milhares de plantas medicinais? Graças a rica e diversificada fauna e flora do país. Podemos encontrar muitos remédios que necessitamos na natureza, com um custo baixíssimo, comparado a compra de medicamentos.
Na própria natureza, encontramos tudo que precisamos para melhorar a nossa saúde de forma natural, e para conhecermos melhor esses benefícios, fizemos uma pequena lista de plantas, ervas e flores que podem ajudar na saúde.
1- Arnica
Antes de qualquer coisa devemos falar das contraindicações, no caso da Arnica, não é indicado o uso da flor em pacientes com histórico de hipersensibilidade e para quem tem alergia a Arnica Montana. Também não é aconselhável o uso da Arnica para crianças menores de 12 anos.
Agora vamos falar dos benefícios! Essa flor é especialista em ajudar nos casos de dores musculares, contusões, dor nas articulações, inchaço e inflamação. O uso deve ser feito em forma de gel, chá ou pomada, nunca de forma oral, pois doses maiores não diluídas podem ser fatais.
2- Camomila
Essa flor é uma das que mais possui benefícios, de diversos modos, porém existem casos onde o uso dela não é indicado. Pessoas com alergia ou que apresentam distúrbio de coagulação do sangue, não são indicadas a usar a Camomila. Mulheres grávidas, amamentando ou crianças, só devem utilizá-la caso seu médico oriente.
Como dito antes, os benefícios da Camomila são diversos, os principais deles são no controle da ansiedade, estresse, insônia, diarréia, dor de cabeça, resfriado entre outros benefícios.
3- Mulungu
Essa erva é especialista em casos de estresse, depressão e transtornos emocionais, como, síndrome do pânico, compulsões, histeria, neurose e transtorno de ansiedade. Além disso, ela é ótima para o coração, pois ajuda na hora de regular o sistema cardiovascular.
O Mulungu é uma erva contraindicada apenas caso o paciente faça uso contínuo por muito tempo da erva, pois pode ocasionar em paralisia muscular de forma temporária ou não. O ideal é consultar um médico que faça um acompanhamento, receitando as doses adequadas.
4- Oliveira
As folhas da árvore Oliveira estão sendo cada vez mais usadas de forma medicinal, já que são capazes de ajudar as pessoas de diversas maneiras, como em casos de má digestão, pressão arterial alta, gripes e resfriados, emagrecimento e até em tratamento contra o câncer.
Em casos bem raros, pode ocasionar em hipotensão arterial, alterações no fígado e diarréia em pessoas mais sensíveis.
5-Cavalinha
A Cavalinha é uma erva muito antiga, inclusive existe há mais tempo que o próprio homem. É rica em potássio, cálcio, fósforo e silício, um mineral que contribui para a formação de colágeno, previne o envelhecimento precoce da pele e ajuda a desinchar o corpo. Além disso, é ótima para regular fluxos menstruais através dos chás.
Mesmo com esses benefícios, a Cavalinha também tem contraindicações. Ela não deve ser usada por pessoas que possuem insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais, por exemplo, devido à sua capacidade de diminuir a pressão arterial e de possuir forte efeito diurético.
Como podemos ver, essas plantas, ervas e flores nos ajudam de diversas maneiras, porém na maioria dos casos existem contraindicações, mesmo que seja em casos caros. Então, antes de fazer o uso de qualquer uma delas, consulte um médico de confiança e faça um acompanhamento.