Estudar e trabalhar é um grande desafio sim. Mas, estudar, trabalhar, cuidar da casa e dos filhos é uma realidade enfrentada por algumas mulheres hoje em dia. No entanto, muitas até desejam conciliar essa vida, mas reconhecem que é uma tarefa um tanto difícil. Veremos que não é tão impossível assim.
Maternidade real
Apesar de nas redes sociais postarmos mais os momentos de alegria com os filhos, nos bastidores, criar um filho é uma missão de tirar o fôlego. E dependendo da idade da criança, coisas simples como ir ao banheiro, se torna uma oportunidade única. Criança exige atenção, uma rotina variada e cuidados constantes.
Gestação, nascimento e estudos
Para quem não me conhece, sou a Augusta Kosvoski, mãe da Sofia e estudante de jornalismo. Durante minha gestação não tranquei a faculdade, mas optei por fazer somente as matérias online quando o barrigão já estava pesando.
E após o nascimento da Sofia, ela já com seus 4 meses, retornei às aulas presenciais, levando minha filha comigo para sala de aula, pois ela mamava ainda e também meu marido e minha mãe trabalhavam no horário que eu estudava e não poderiam ficar com ela.
Confesso que era uma adrenalina total, pois quando ela chorava eu saia da sala para não atrapalhar a aula. Sem contar com o tanto de coisas que eu tinha que levar pra ela. A atenção nos estudos ficava às vezes prejudicada. Mas os amigos me ajudavam sempre que possível e no final deu tudo certo.
Estudo online e maternidade
No meu ponto de vista, estudar de casa exercendo a maternidade não é uma combinação muito apropriada, mas não é o fim do mundo. Devido ao atual isolamento social, causado pela Covid-19, o ensino passou a ser online. E estudar em casa com filho pequeno é coisa de louco. Mas com algumas doses de disciplinas e noites mal dormidas, dá pra sobreviver.
Filhos não são motivos para mulheres desistirem de sua carreira
É verdade sim que prosseguir com os estudos tendo uma criança pequena, é uma tarefa árdua. Exige muita força de vontade para não desistir. Mas é preciso encontrar essa força dentro de si e lutar pelos demais sonhos. Até porque, se você está buscando crescer na sua carreira, é pra alcançar uma renda melhor e com isso oferecer um futuro melhor para seu filho ou filha. Então, não estamos deixando de amá-los quando estamos batalhando por nossa carreira profissional. Nossos filhos estarão sempre incluídos na luta por nossos sonhos. E no futuro, terão muito orgulho da mãe somos!
Cada um sabe da sua realidade
Quero motivar sim a mulherada a estudar, a trabalhar, a realizar conquistas profissionais. Mas tenho consciência de que cada uma sabe da sua realidade e de até onde pode ir em relação aos estudos e a maternidade. Crianças com necessidades especiais, por exemplo, exigem uma atenção mais delicada, praticamente uma entrega total para cuidar delas. Por isso mamães, não se sintam menores por não conseguirem cuidar da vida profissional. Deus sabe da missão de cada uma de nós e só coloca em nossas mãos aquilo que ele tem certeza de que seremos capazes de segurar.