Saúde

Como se conectar consigo mesmo?

3 Mins leitura

A agitação do dia a dia, o padrão automático de agir e as crenças que nos acompanham durante a vida podem colaborar para nos desconectarmos de quem somos.

Como identificar essa desconexão de si

Essa desconexão acontece de maneira sutil no início: colocamos uma lupa maior nos defeitos e falhas, apontamos características que faltam em nós e o que parece uma vontade “inocente” de melhorar, se torna um grande buraco escuro e profundo.

Podemos perder a capacidade de reconhecer nossas qualidades, de nos acolher e, por fim, de amar a nós mesmos. O texto de hoje é um alerta para você! É um convite para refletir se você tem se desconectado de si! E caso perceba que está nesse caminho, então retorne e busque se reencontrar.

O reencontro com sua pessoa é um processo, respeite e aceite cada etapa. Ele vai acontecer um passo de cada vez e pode até parecer estranho no início, afinal de contas você se desprendeu tanto de si, que parece não ser muito confortável voltar. Contudo volto a repetir: respeite e aceite o caminho de volta para si.

Essa é uma decisão que precisa fazer sentido para você, pois a constância e entrega são importantes para você se olhar e dizer “eu me amo, eu entendo meus limites e reconheço minhas qualidades”.

Hábitos que podem ajudar a reconectar-se consigo mesmo

1. RESPIRAÇÃO CONSCIENTE

Estudos apontam que uma ótima técnica para sair do pensar automático e reconectar-se consigo mesmo é prestar atenção à própria respiração. O simples ato de focar a sua atenção à própria respiração já desacelera os pensamentos automáticos. Isso produz uma sensação de paz, tranquilidade e serenidade.

2. EXERCÍCIOS FÍSICOS

Não faltam estudos científicos que comprovam a relação entre a prática regular de exercícios físicos e a saúde mental. Essas práticas atuam diretamente na produção de determinados neurotransmissores que geram uma sensação de bem-estar. A atividade física, portanto, libera as nossas energias acumuladas, reduz o estresse e ainda atua na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade. Por isso, ela também é extremamente indicada para quem deseja conectar-se consigo mesmo e abandonar os pensamentos automáticos. Caminhada, corrida, futebol, dança, ciclismo, vôlei, natação, hidroginástica, musculação — opções não faltam. Escolha aquela que mais lhe dá prazer!

3. ORGANIZAÇÃO DA ROTINA

Viver em um lugar bagunçado e com uma rotina desorganizada é um alto fator de risco aos problemas de ordem emocional. Por isso, procure ter horários definidos para dormir, acordar, trabalhar, estudar, fazer refeições (alimentar-se de forma equilibrada), exercitar-se e descansar. Todos esses elementos fazem parte da rotina de uma pessoa saudável, e ninguém pode descuidar-se deles. Saiba que o descanso adequado é tão importante quanto o próprio trabalho. Por isso, defina horários para as suas atividades, de modo que você administre as suas obrigações e não assuma mais tarefas do que possa dar conta.

4-DESACELERE

Muitas vezes acabamos entrando em um ritmo acelerado para dar conta de tudo. Mas, com o ritmo agitado é preciso também pisar no freio para equilibrar a sua mente. Coloque este momento na agenda, separe um dia e horário para o seu ritual de autocuidado e cumpra este compromisso tão importante para você. Outra parte importante da desaceleração é priorização, escolher o que de fato é mais importante para poder criar uma agenda possível de ser cumprida.

5- POTE DA GRATIDÃO

O pote da gratidão é uma forma amorosa de olharmos para as nossas conquistas (pequenas e grandes). Basta você separar um pote com tampa e deixar ao lado um bloquinho com uma caneta. Sempre que se sentir grato ou algo bom tiver acontecido, escreva e deposite no pote. Para exercitar e criar o hábito, coloque como meta escrever um bilhetinho por dia. A gratidão impacta positivamente nossas vidas e traz o sentimento de felicidade. Sempre que você se sentir para baixo, vale tirar um papel do pote e ler para se lembrar das coisas que trazem sentido para a sua vida.

A sua vida não é este momento, ela é uma existência contínua, com altos e baixos. Tenha isso em mente e fique mais tranquilo! Se necessário, não hesite em procurar o auxílio profissional de um psicólogo!

Desejo força, amor e respeito nessa sua jornada de reconexão consigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *