Saúde

Como se libertar do ciúmes não saudável?

3 Mins leitura

O ciúmes é uma emoção comum, muitas pessoas sentem e isso é normal! A realidade, a frequência e a intensidade é que vão guiar se ele está sendo prejudicial ou natural.

Quando você sente ciúmes baseado em fatos e proporcional a realidade significa que seu relacionamento está precisando de mais transparência, comprometimento, honestidade e parceria. Contudo é preciso avaliar os fatos. Sim, FATOS. Não se trata de achismos ou paranoias que criamos em cima de insegurança e sim comportamentos que fujam dessa transparência e honestidade.

Sinais que indicam falta de companheirismo e transparência

Por exemplo, esconder o celular sempre que você chega, não permitir que você use o WhatsApp dele(a) para se comunicar com alguém caso seu celular descarregue, voltar tarde invariavelmente,  se vitimizar quando você questiona algo (e isso não vale para aquelas pessoas que o tempo todo questiona, reclama, cobra…)

Esses comportamentos não significam, necessariamente, que há uma traição, mas está faltando companheirismo e transparência.  Neste caso, a questão pode ser trazida para a relação para que acordos sejam feitos em busca de resolução do problema. O diálogo é a base todo relacionamento, sem praticá-lo podem surgir outros problemas.

Ciúmes não saudável

Já o ciúmes não saudável é aquele em que comportamentos do detentor da emoção causam prejuízo ao relacionamento, ou seja, stalkear ex do parceiro, mexer no celular do outro escondido atrás de “provas”, fazer interrogatório sempre que alguma coisa sai da rotina…

Esse tipo de ciúmes vem em um mix de outras emoções como raiva, ansiedade, medo e tristeza, por exemplo. E para as pessoas que percebem que seus comportamentos estão sendo guiados por suas emoções, aqui vão algumas orientações:

  1. Autocontrole! Senti ciúmes é diferente de agir com base no ciúmes, então lembre-se que você tem controle na forma que age. Então pare de ter comportamentos disfuncionais que colocam seu relacionamento em risco.
  2. Autoconhecimento! Trabalhe no autoconhecimento; identificar pontos da sua história que reforça a ideia de ser enganada ou que será abandonada, servem como norte em sua trajetória do passado e que não significa que vai ocorrer com essa nova pessoa que você está. Invista em autoconhecimento!
  3. Não vida o passado! Lembre-se: você não pode mudar o passado de quem está com você e se ele(a) está contigo é porque escolhe a cada dia sua companhia e não a companhia da(o) ex!
  4. Eleve a sua autoestima: Quando a autoestima é forte, é impossível acabar com a sua segurança. Além disso, pessoas com autoestima elevada confiam em si mesmas. Conseguem distinguir quais condutas merecem atenção e quais devem ser ignoradas, pois sabem o que é melhor para elas. 
  5. Combata o comportamento controlador! É impossível controlar a liberdade do outro.  As pessoas são diferentes, portanto, vivem, pensam e agem de forma diferente. Quando você não respeita isso, demonstra quenão confia totalmente no seu parceiro. Logo, quer controlar todos os seus passos. Mas, pense, você gostaria que alguém fizesse isso com você?
  6. Mantenha uma vida social ativa! Muitas pessoas se envolvem tanto com a relação que negligenciam amigos e familiares assim como deixam de fazer o que amam para viver em função de agradar o parceiro. Essa postura nociva pode se tornar tóxica. Todo mundo precisa de uma vida social ativa. 
  7.  Fortaleça o seu amor próprio! Mais uma vez, reforça-se a importância de amar a si mesmo acima de tudo. Não se trata de narcisismo ou egocentrismo, mas, sim, de respeito consigo mesmo. Lembre-se todos os dias de como você é importante para este mundo e não permita que ninguém lhe diga o contrário. 

Liberte-se do comportamento disfuncional e prejudicial que o ciúmes está lhe guiando. Seja maduro em relação as suas atitudes, pois no final elas podem ditar o caminho e futuro do seu relacionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *