Política

Desmistificando – A corrupção é um problema puramente político?

2 Mins leitura

Sempre que uma notícia sobre corrupção surge, é normal e comum que na nossa cabeça a gente já pense: mais um político corrupto na história do nosso país! Ou até mesmo: Será que não existe um político que seja honesto e não esteja envolvido em corrupção? Mas o que deveríamos realmente nos perguntar é: a corrupção é um fenômeno puramente político? Claro, como eu já havia comentando aqui em alguns escritos anteriores, tudo é política! Mas aqui se faz necessário compreender no que a corrupção se baseia.   

Sabe quem sustenta a corrupção?

O caso da prisão de Pastor Everaldo e do afastamento de Wilson Witzel faz com que a população olhe para isso e se pergunte sobre a integridade dos políticos brasileiros. Porém, analisando a fundo o caso, e os outros casos que envolvam corrupção política, é possível perceber que na base de toda corrupção política há uma corrupção empresarial. E na base de toda empresa há a classe social que vem sugando a vida dos trabalhadores há séculos: a burguesia. No caso da prisão de Pastor Everaldo houve o afastamento de Wilson Witzel, sua esposa e também a prisão de outros 6 empresários de grande poder e influência no Brasil. O esquema que Pastor Everaldo e Witzel estavam envolvidos, consistia no recebimento de dinheiro desses empresários para que houvesse uma facilitação de empreendimentos e também privilégios fiscais. Ou seja, mais uma vez a burguesia ditando como deve ser o jogo político.

Políticos se tornam bodes expiatórios dos burgueses!

O que se assemelha a esse caso e também de outros de corrupção política é justamente a base dessa corrupção. Grandes empresas controlam o país e usam como escudo o aparato político que serve única e exclusivamente para atender aos seus interesses. Isso, em algum momento, tira a culpa desses políticos que se jogam de cabeça dentro do esquema político corrupto da burguesia. Até porque a maioria esmagadora dos políticos que está lá, só está porque atende aos interesses da burguesia e das grandes corporações que vem explorando a população há séculos. Porém a burguesia é ardilosa. Faz com que toda a culpa recaia sobre os políticos, que aqui são usados como bodes expiatórios, e conseguem sempre livrar a pele.

Solução para diminuir corrupção

O problema maior é que quando falamos de burguesia, fica difícil visualizar quem são os burgueses porque raramente eles ocupam os mesmos espaços que nós. Não vemos a burguesia nos supermercados, nos shoppings, praças e restaurantes que nós também frequentamos. Eles têm um código próprio, uma atuação própria que faz com que eles sempre consigam atuar nas sombras enquanto os seus peões políticos ficam na linha de frente. Tanto é que nós só sabemos da existência desses burgueses quando o nome deles é vinculado a algum político que acabou de ser preso por algum esquema de corrupção.

O fato é: a corrupção política só existe porque há uma base forte da burguesia que atua diretamente nas tomadas de decisões políticas e fazem com que a população fique, cada dia mais, marginalizada. E um passo importante para que se possa começar a acabar com a corrupção é acabar com a burguesia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *