Notícias

Divulgar fotos de pessoas mortas é crime?

1 Mins leitura

É mais comum do que podemos imaginar a veiculação de imagens de acidentes, brigas e fatalidades. O internauta é bombardeado por informações o tempo inteiro e em muitos casos, informações sobre pessoas públicas, famosos ou celebridades.

Somos surpreendidos por trágicas fatalidades e levados pela curiosidade, desejamos saber todos os detalhes, o que aconteceu, como, com quem e onde. E é nessa hora que mora o perigo.

Levados pela emoção e o sentimento de curiosidade, muitas pessoas têm cometido crimes sem nem saber que estão infringindo a lei. Se pensarmos conforme a ética e moral, possuímos pleno juízo de que não, é algo certo, mas já é constituído por lei e pode levar o indivíduo a prisão.

Caso da morte da cantora Marília Mendonça

Recentemente o Brasil foi surpreendido pelo trágico acidente da cantora sertaneja, Marília Mendonça, de 26 anos, que faleceu após queda de avião, com destino a Minas Gerais. Fotos da cantora morta, foram veiculadas pela web. Campanhas foram levantadas para que não houvesse o compartilhamento em respeito à memória da artista e de seus familiares.

Vilipêndio

Focando de maneira precisa no compartilhamento de imagens de acidente, é importante destacar o que pode acontecer com quem toma determinada atitude na internet.

Vilipêndio é o termo utilizado quando se fala da exposição de imagens de vítimas de acidentes. A palavra remete ao desrespeito, falta de consideração, menosprezo, dentro outros significados.

Prisão mais pagamento de multa

Está determinado no art. 212 do Código Penal, que vilipêndio ao cadáver é crime. Essa situação pode levar o individuo a cumprir três anos de detenção e o pagamento de multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *