Somos bombardeados a todo o momento por acontecimentos que são desencadeados em sua maioria pela hostilidade (agressividade), provando que vivemos em meio ao mau-humor, estresse e egoísmo. Todos esses sentimentos são inibidores de atos gentis, porque acabamos ficando somente vidrados em nós mesmos e em nossos problemas diários.
No último dia 13, foi celebrado o dia Dia da Gentileza. O movimento foi oficialmente criado nos anos 2000 com a intenção de inspirar pessoas e tornar do mundo em um lugar mais gentil. Especialistas afirmam que praticar a gentileza melhora na saúde, no humor e na longevidade. Confira:
Um olhar diferente acerca das frustrações e lutas rotineiras
A Teóloga e autora do livro “Não é só caos – Há um recomeço”, Gabriela Lopes, trás em seu livro mensagens sobre diversos temas da vida, sobre ter um olhar diferente acerca das frustrações e lutas rotineiras. Refletindo por esse ponto de vista, é possível inserir a gentileza cada vez mais em nosso cotidiano.
“Sorria, ouça o outro, ofereça ajuda a alguém, perdoe, agradeça, doe roupas que não usa mais”
Ester Gomes, profissional de desenvolvimento pessoal e RH fez um post exclusivo sobre o dia da gentileza em 2020, onde cita práticas que irão transformar nosso dia de forma positiva “Sorria, ouça o outro, ofereça ajuda a alguém, perdoe, agradeça, doe roupas que não usa mais” Dentre muitas outras. “Desejo que todos possamos sempre ser gentis. Aquela famosa frase não é apenas um clichê, mas a mais pura verdade: Gentileza gera gentileza!” Conclui Ester.
Gentileza pode melhorar nosso humor e reduzir os sintomas de depressão
Sobre a gentileza na longevidade a biomédica especializada no assunto, Adriana Lima, reforça as sensações de bem-estar e conforto em que dar e receber gentileza nos proporciona. “É capaz de prolongar nossa vida, diz muito sobre interações sociais positivas. Analisando antropologicamente a bondade em nossa sociedade, através da psicologia vemos como a gentileza pode melhorar nosso humor e reduzir os sintomas de depressão”, afirma a biomédica.
O gesto altruísta faz o coração produzir oxitocina e ácido nítrico
Pessoas altruístas experimentam um descarga de hedonismo, um aumento de sentimentos positivos e sensações de bem-estar no geral, o que está relacionado à redução de doenças e da mortalidade. O gesto altruísta faz o coração produzir oxitocina e ácido nítrico, ambos relacionados à queda de pressão arterial. Há também evidências de que ele melhora o sistema imunológico e ajuda as pessoas a viver mais”, analisa Flávia Cohen, imunologista da clínica FVC.
Precisa de mais algum motivo pra praticar a gentileza? Com as orientações das especialistas podemos ver o impacto de mudar algumas atitudes e pensamentos, por hábitos que podem levar a uma rotina mais leve e saudável.