EmpreendedorismoOportunidade

Evento de empreendedorismo para jovens na Barra da Tijuca

2 Mins leitura

Os jovens que já empreendem ou desejam empreender, têm a oportunidade de participar do EMPREENDEDORISMO JUVENIL,  que acontece dia 23 de novembro, das 14h às 17h, na Barra da Tijuca.

O evento vai ajudar jovens de 11 a 24 anos com pautas nas áreas de posicionamento de marcas nas redes sociais, Inteligência Artificial, comunicação, planejamento financeiro e investimento, rodada de negócios, dinâmicas e diversas atividades que vão incentivar e acelerar os resultados e sonhos da juventude.

Organizado pelo Grupo Hashtag Publicidade, o evento conta com a presença de especialistas jovens como Bruno Abreu e Mariana Barbosa, além de outros destaques como Silvana Moraes, Augusta Barbosa, Leandro Moderno e Adryano Lustosa.

As inscrições podem ser realizadas AQUI.

A escalabilidade dos jovens empreendedores no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado um aumento significativo no número de jovens empreendedores que estão transformando ideias inovadoras em negócios promissores. Esse dado foi constatado pelo Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo.

Na última edição, de 2023, o estudo apresentou a evolução do empreendedorismo no Brasil e mostrou que homens e jovens predominam na abertura de novos negócios (56% de homens versus 44% de mulheres). A ascensão dos empreendedores mais jovens reflete uma tendência crescente e sinaliza uma mudança profunda no mercado de trabalho e nas dinâmicas econômicas do país.

De acordo com dados de 2024 do Sebrae e da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), o Brasil possui atualmente cerca de 42 milhões de empreendedores, um número que pode mais que dobrar nos próximos três anos. Essa expansão é alimentada por um crescente número de jovens que estão cada vez mais envolvidos no mundo dos negócios. A pesquisa aponta que jovens empreendedores cresceram 23% na última década.

A maioria dos jovens empreendedores está concentrada no Sudeste

De acordo com o levantamento do Sebrae, a maioria desses jovens empresários está concentrada no setor de serviços e nas regiões Sudeste (41,3%) e Nordeste (23,6%). Entre eles, 91,4% são classificados como empreendedores por conta própria, ou seja, comandam seus negócios sozinhos ou com sócios, mas sem empregados, enquanto apenas 8,6% são empregadores.

Perfil do jovem empreendedor brasileiro

O perfil desses jovens empreendedores traz insights importantes sobre as características e transformações no mercado. Entre os dados revelados, destacam-se:

  • A maioria se identifica como negra (pretos ou pardos), representando 57,7%, enquanto 41,3% se autodeclaram brancos.
  • Em termos de escolaridade, 45,5% possuem ensino médio completo, um aumento de 20 pontos percentuais em relação a 2013, e 25,9% têm ensino superior incompleto ou completo, evidenciando um avanço de 10,7 pontos percentuais na última década.
  • A carga horária semanal dedicada aos negócios é de, em média, 37 horas, um pouco abaixo da média dos empreendedores adultos (30 a 59 anos), que trabalham cerca de 40 horas semanais. Esse fator pode estar relacionado à entrada mais recente dos jovens no mercado de trabalho e à necessidade de conciliar estudos e carreira.
  • O rendimento médio desses jovens atingiu o valor histórico de R$ 2.376 no último trimestre de 2023, o mais alto já registrado na série histórica.

Qualificação

Segundo a pesquisa GEM, um dos fatores que melhorou os indicadores do setor no país é a qualificação, alterando o antigo cenário de empreendedorismo por necessidade para aberturas de próprios negócios por qualificação. Na prática, isso significa que os jovens empreendedores conseguem analisar o negócio antes de empreender, e enxergar as possibilidades e os desafios do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *