CuriosidadesNotícias

Horário de verão é ‘possibilidade real’ para novembro

2 Mins leitura

Faz cinco anos que a população brasileira deu “tchau” ao horário de verão, mas para a surpresa de muitos, tem grandes chances que final deste ano, ele retorne. A decisão veio mediante uma análise referente ao aumento do calor em todo território brasileiro, no intuito de fazer com que as contas de luz sejam reduzidas, ajudando na economia e também melhorando a sustentabilidade. Com a vinda do horário a economia pode resultar em 400 milhões durante o período de vigência.

Essa decisão foi recomendada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Nos últimos dias a quantidade de lugares que está tendo queda de energia devido ao calor, vem aumentando. Se aprovada, a volta do horário alternativo de verão, entrará em vigor dia 03 de novembro e terá seu fim no dia 16 de fevereiro de 2025.

Inclusive uma nova pesquisa feita pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) trouxe de volta o debate sobre o horário de verão no Brasil. Segundo os resultados, 54,9% dos brasileiros são a favor da retomada da medida ainda em 2024. Dentre os apoiadores, 41,8% são totalmente a favor e 13,1% são parcialmente a favor. Do lado oposto, 25,8% são totalmente contra, 17% se mostraram indiferentes e 2,2% são parcialmente contrários ao horário de verão.

Impacto do Horário de Verão no Turismo e Segurança

A pesquisa também analisou como o horário de verão influencia o turismo e a segurança pública. Aproximadamente 41,7% dos entrevistados acreditam que a medida torna as cidades mais atraentes para os turistas, enquanto 43,6% não perceberam nenhuma mudança significativa.

Sobre a segurança, 35,2% dos entrevistados disseram sentir-se mais seguros durante o horário de verão, especialmente ao voltar para casa após o trabalho, devido à maior duração da luz do dia. Em contrapartida, 19,5% afirmaram sentir-se menos seguros e 41,9% não notaram diferença.

Pós e contra do horário de verão

Pós:

  • Maior aproveitamento da luz natural
  • Redução da energia elétrica
  • Benefícios para os comércios como bares e restaurantes que estarão funcionando por mais tempo.
  • Redução das contas de luz

Contras:

  • Dificuldade da população em se readaptar com o retorno do horário.
  • Impacto na produção agropecuária.
  • A diferença de horários entre alguns estados para o outro pode afetar em alguns eventos nacionais.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a chance de retorno do horário de verão está sendo avaliada. Ele comentou que a medida pode ser uma maneira de aproveitar melhor a luz natural, reduzindo o consumo de energia elétrica em horários de pico. “O horário de verão é uma possibilidade real, mas ainda não há uma decisão definitiva, pois precisamos considerar as implicações energéticas e econômicas,” explicou o ministro. Ele destacou que, apesar de reduzirem o uso de termelétricas, as mudanças também afetam a rotina diária dos cidadãos. Ainda de acordo com o ministro, o horário de verão deve ser tratado como uma “política pública” que é, inclusive, adotada por muitos países desenvolvidos no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *