A indústria da moda é o segundo maior consumidor de água do mundo e muitos resíduos têxteis são queimados ou vão parar em aterros sanitários
Segundo o Moody’s Investors Service, uma agência de rating que classifica riscos por meio de uma análise ampla e detalhada, a partir de critérios informados ao público, o grau de risco associado a países, governos e empresas, a indústria da moda utiliza 10% do abastecimento industrial total de água e os têxteis de acabamento são responsáveis por 20% da poluição global da água industrial. Os peritos da indústria estimam mesmo que o impacto ambiental da indústria vai se agravar até 2030 e triplicar até 2050.
Esses estudos também mostram que 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa são liberadas no meio ambiente por ano em decorrência da indústria têxtil. E aproximadamente 500 bilhões de reais são desperdiçados com peças de roupas pouco ou nunca usadas, que são descartadas em aterros sanitários.
O cuidado com o mundo e a sustentabilidade não podem mais ser ignorados, hoje os consumidores estão cada vez mais atentos, preocupados e com a informação na palma da mão, mas os avanços e investimentos que procuram preservar o meio ambiente e estruturar uma produção inovadora não são apenas uma tendência, mas sim uma necessidade de todos.
Você sabe o que é Upcycling?
Uma técnica de reutilização e reaproveitamento de materiais já existentes, transformando peças que seriam descartadas e dando um novo sentido para elas. Ou seja, usar as sobras para criar algo novo. Essa tendência surgiu na década de 90, porém só agora está sendo olhada com mais atenção.
O upcycling é uma solução inteligente e pode ser muito lucrativa para marcas e consumidores, pois o que era desperdício se torna um novo item vendável. Além disso, alimenta a criatividade e resulta em peças exclusivas.
Muitas marcas jovens já estão buscando um trabalho mais sustentável e manual com peças feitas a partir do reaproveitamento. Porém, algumas outras já renomadas no mercado da moda, também estão abrindo o olhar para essa tendência
Como os brechós ajudam a criar hábitos de consumo consciente?
Os brechós são como verdadeiros recicladores de roupas. Além de serem uma ótima opção para o consumo responsável, com preços acessíveis e peças bem conservadas, eles também são importantes para promover a economia local, pois muitas pessoas vivem disso.
Quem nunca usou a roupa de um familiar? O brechó é basicamente isso, e se engana quem imagina que só existem peças de baixa qualidade. Os brechós têm sido cada vez mais procurados e criados, utilizando principalmente, as redes sociais como principal plataforma de divulgação e venda.
A pandemia também influenciou nessa nova forma de consumo, existem várias plataformas, como o Enjoei, para vender produtos que você não utiliza mais. É ótimo que essas plataformas ajudem a consumir melhor e poluir menos.
Ainda que de maneira lenta, as pessoas estão compreendendo que peças de segunda mão, possuem tanto valor como uma nova, ou até mais dependendo da sua raridade e qualidade. Repense e crie novos hábitos de consumo, é possível ser estiloso e gastar pouco, com criatividade.