O comportamento do consumidor brasileiro está em constante evolução, impulsionado por fatores econômicos, avanços tecnológicos e mudanças sociais. Em 2025, algumas tendências estão se consolidando, moldando a forma como as empresas devem se posicionar para atender às novas demandas do mercado. Acompanhe os principais insights baseados em dados estatísticos e estratégias para conquistar e fidelizar consumidores neste novo cenário.
Comércio eletrônico segue sua curva de crescimento no Brasil
A tendência de fazer compras online, que ganhou força durante a pandemia e se tornou parte integrante da vida dos brasileiros de forma definitiva, continua evoluindo. De acordo com a pesquisa inédita “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras online por mês, enquanto 85% dos brasileiros fazem pelo menos uma compra por mês na internet.
O e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 200 bilhões em 2024, com crescimento superior a 10%, impulsionado pela personalização por Inteligência Artificial, que aumentou vendas e fidelização. Para 2025, a ABComm prevê faturamento acima de R$ 234 bilhões (+15%), ticket médio de R$ 539,28 e três milhões de novos compradores.
Estratégia para empresas:
- Investir em experiências integradas entre lojas físicas e plataformas digitais.
- Melhorar a usabilidade de sites e aplicativos para facilitar a jornada de compra.
- Adotar ferramentas de automação para personalizar ofertas.
72% dos consumidores brasileiros preferem marcas que utilizam embalagens recicláveis ou biodegradáveis
Os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos às práticas sustentáveis das empresas. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em junho de 2024, 72% dos consumidores brasileiros preferem marcas que utilizam embalagens recicláveis ou biodegradáveis.
Este aumento na demanda por práticas sustentáveis está pressionando empresas a reavaliar suas estratégias de embalagem e adotar soluções que reduzam o impacto ambiental. Marcas como Natura, HP, McDonald’s, Bridgestone, Philips são cases de sucesso quando o assunto é a importância com a sustentabilidade da sua produção.
A geração Z e os millennials lideram essa tendência, exigindo produtos ecológicos e transparência na cadeia de produção.
Estratégia para empresas:
- Implementar políticas de ESG (Environmental, Social and Governance) e comunicar essas ações ao público.
- Criar embalagens biodegradáveis e promover o consumo consciente.
- Adotar práticas de economia circular e reduzir o desperdício de recursos.
Personalização e Experiência do Cliente
Com a digitalização, os consumidores esperam experiências personalizadas. De acordo com a Accenture, 83% dos consumidores estão dispostos a compartilhar seus dados se isso resultar em uma experiência mais personalizada. Empresas que utilizam Inteligência Artificial para recomendar produtos e oferecer atendimento automatizado estão se destacando no mercado.
Estratégia para empresas:
- Implementar chatbots e assistentes virtuais para atendimento eficiente.
- Utilizar dados para criar recomendações personalizadas de produtos e serviços.
- Oferecer programas de fidelidade baseados em preferências individuais.
Crescimento do Buy Now, Pay Later (BNPL)
Facilidade de pagamento é um fator essencial para o consumidor brasileiro. Conhecido como “Buy Now Pay Later” “Compre Agora, Pague Depois” (BNPL), esse é um termo que muitos varejistas brasileiros ainda não conhecem, embora esse modo de pagamento tenha observado um crescimento de 27,1% no comércio online em 2023, de acordo com dados do Estudo de Pagamentos Gmattos.
Esse método permite que os consumidores realizem compras parceladas sem juros, atraindo principalmente as classes C e D, que buscam flexibilidade financeira.
Estratégia para empresas:
- Oferecer opções de pagamento parcelado sem juros.
- Trabalhar com fintechs e bancos digitais para implementar soluções BNPL.
- Criar campanhas de marketing educacionais para explicar os benefícios desse modelo.
92% dos consumidores confiam mais em recomendações pessoais do que em publicidade
Um estudo da Nielsen revelou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações pessoais do que em publicidade. A McKinsey identificou que o marketing boca a boca influencia 20-50% das decisões de compra, sendo mais efetivo que a publicidade paga. Lembrando que o anúncio online é uma excelente ferramenta para atrair leads, mas a ideia é criar um relacionamento de confiança com o cliente.
Estratégia para empresas:
- Investir em parcerias estratégicas, colabs
- Investir em assessoria de imprensa
- Apostar conteúdos educativos e de utilidade pública
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