De acordo com prefeito Washington Reis, medida vai detalhar melhor a circulação do vírus e tomar atitudes necessárias
A Prefeitura de Duque de Caxias está ampliando a realização de testes rápidos para detecção do novo Coronavírus. No último sábado (06) e hoje, domingo (07), em vários pontos do município ocorreram as testagens em massa. Os locais escolhidos foram a feira livre da Figueira, do bairro Dr. Laureano, a Praça da Mantiquira, em Xerém, e o calçadão do Centro, sendo que este último conta com equipes em dois pontos, na Praça do Relógio e próximo ao supermercado Guanabara.
Ao todo, foram comprados 95 mil novos testes, adquiridos com recursos da própria administração e também em parceria com o Governo do Estado.
De acordo com o prefeito Washington Reis, que está acompanhando a ação nos locais de atendimento, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr José Carlos de Oliveira, com a testagem em massa, a prefeitura amplia e detalha melhor a circulação do vírus para definir as prioridades e ações a serem tomadas na cidade no enfrentamento ao novo Coronavírus.
Como são feitos
Os testes rápidos devem ser feitos a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, para que os resultados possam atingir os valores de sensibilidade, especificidade e precisão. Para realização dos testes, as prioridades são os profissionais de saúde, os idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensão e diabetes, além dos agentes de segurança e pessoas com sintomas de síndrome gripal.
Durante as ações de hoje da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, foram realizados 2.304 testes rápidos de Covid-19. Destes 142 foram notificados como positivos. Os pacientes sintomáticos com teste rápido positivo, foram encaminhados para atendimento médico na unidade de saúde mais próxima de sua residência, além do isolamento domiciliar.