A Prefeitura do Rio alerta que as empresas devem cadastrar seus funcionários imediatamente no novo sistema de bilhetagem eletrônica da cidade, o Jaé, para garantir a aquisição do vale-transporte. A transição do sistema atual, operado pela Riocard, para o Jaé começou no dia 1º de novembro e vai até 31 de janeiro de 2025. A partir de 1º de fevereiro, o Jaé será o único sistema de bilhetagem aceito nos transportes municipais, incluindo ônibus, BRTs, VLTs, vans e “cabritinhos”.
O processo de contratação do vale-transporte é online, gratuito e pode ser feito no site https://www.jae.com.br/empresas/.
Créditos do Riocard não serão transferidos para o Jaé
A Prefeitura informou que os créditos disponíveis no Riocard não serão transferidos para o Jaé, pois os sistemas são distintos. A recomendação é que os usuários do Riocard gastem o crédito disponível e adquiram o Jaé o quanto antes.
Como funciona o Jaé?
Com o Jaé, os passageiros podem pagar a passagem utilizando o celular, por meio de QR Code, o cartão físico. Dessa forma, caso o usuário perca o cartão físico, ele pode continuar utilizando o vale-transporte por meio do QR Code até receber um novo cartão.
O aplicativo Jaé está disponível para IOS e Android. Após baixar basta criar uma conta e consultar o saldo, extrato e recarga. Por meio do app, também é possível solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão.
Onde comprar o cartão físico?
O cartão físico Jaé pode ser adquirido nas máquinas de autoatendimento, que aceitam notas, pix, cartões de débito e crédito, ou solicitado diretamente pelo aplicativo.
Como comprar créditos?
Os créditos podem ser comprados pelo aplicativo via crédito, pix ou boleto bancário, e ficam disponíveis imediatamente. Importante: neste novo sistema, o saldo não expira.

