O novo ano de 2022 chegou em meio a muita agitação do mercado. Após um 2021 abalado por crises de insumos, inflação e por consequência carros mais caros, vejamos aqui as tendências para esse novo ano e o que esperar por ele no mercado automotivo.
Em 2021 o preço dos carros novos e seminovos deram um salto. Vimos o saudoso carro popular brasileiro, o Volkswagen Gol 2022 0KM sair novinho por um preço próximo aos cem mil reais.
Por que tão caro?
A razão para os preços saltarem tanto é o dólar que esteve em alta por um longo período em 2021, que por sua vez gerou uma falta de insumos para a indústria nacional. Outro motivo é a falta de microchips vindos da China, mas que está tudo normal no momento. Com isso, soma-se o aumento do ICMS, a paralisação da produção das montadoras, ao menos 10 montadoras paralisaram suas produções para segurar a crise do covid em 2021 e a própria saída de algumas como a Mercedes-Benz, a suspensão indeterminada na produção da Audi e a saída da Ford Motors que estava presente no país há mais de 100 anos. Por esses motivos temos os altos preços dos carros novos.
Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), não há uma noção de quando os preços cairão. Isso porque, as montadoras estão tendo muitos custos na produção e por isso, os preços são passados ao consumidor final.
Na parte dos seminovos, foi notado que os preços chegaram a custar até mais do que um carro zero, segundo a pesquisa da Kelley Blue Book Brasil em março de 2021. Veículos populares de 5 anos ou mais, como por exemplo o Fiat Uno 2015 está custando 34% a maior do que em janeiro de 2021.

Alternativa para consumidores
Com o aumento dos preços dos carros novos e até mesmo a falta deles nas concessionárias, a alternativa dos consumidores é mudar o foco para o mercado de seminovos. Mas, a alta demanda elevou os preços desses, como vimos anteriormente o gráfico de um usado que teve um processo de valorização muito forte.
Com a força dos preços dos seminovos, no ano de 2022 vimos o preço do IPVA aumentar. Isso porque o IPVA é calculado sendo 4% do valor da tabela Fipe do carro. Sendo assim, o custo do imposto no ano de 2022 é de R$1.065,14.
Dessa forma podemos dizer que, no ano de 2021 houve mudanças no perfil do segmento automotivo. Aquele comprador que gosta de andar com o carro do ano por um preço em conta terá que esperar a indústria se estabilizar e não há previsão para isso.