O PIB (Produto Interno Bruto) representa a dinâmica econômica do lugar, apontando o possível crescimento da economia. Ele também permite analisar quais setores da economia geram mais ou menos renda. Sendo assim, é possível identificar as fragilidades econômicas, bem como enxergar em em quais áreas deve-se investir.
PIB brasileiro apresenta a maior queda da história
O PIB brasileiro caiu 9,7% entre abril e junho, apresentando o pior resultado da história do país. Em comparação a outros países, economistas analisaram que países onde a pandemia foi melhor controlada obtiveram resultados melhores do que o do Brasil.
O principal motivo dos países com melhores resultados e que estão conseguindo voltar mais facilmente ao normal foi a confiança passada aos investidores, trabalhadores e empresários, através do controle da pandemia.
A queda do PIB brasileiro, no segundo trimestre de 2020, comparada ao mesmo período de 2019 foi de 11,4%, sendo assim o pior resultado nessa base de comparação já registrado na série histórica, iniciada em 1996. Também foi registrado outras maiores quedas da série histórica nos setores da Indústria (12,7%) e Serviços (11,2%).
No início da pandemia no Brasil, autoridades preferiram “salvar” a Economia do que desenvolver políticas públicas mais firmes a fim de conter a contaminação da COVID-19, e no final, tanto a Economia como a saúde pública foram altamente prejudicadas pelo desgoverno presente no país.