Saúde

Vacinas chegam ao Rio de Janeiro

1 Mins leitura

Na tarde desta segunda-feira (18), o Rio de Janeiro iniciou o processo de vacinação contra a Covid-19. O ato aconteceu de forma simbólica aos pés do Cristo Redentor. A técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva Lopes (54) e a idosa Teresinha da Conceição (80) foram as primeiras cariocas a receberem a vacina. A imunização no estado carioca usou a vacina Coronavac, aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo (17). O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentaram o plano de vacinação nesta primeira fase:

  • Trabalhadores de saúde que atendem diretamente pacientes com covid-19 (CTI, enfermaria SRAG e emergências)
  • Trabalhadores envolvidos na campanha de vacinação para covid-19
  • Trabalhadores de instituições de longa permanência
  • Idosos (a partir 60 anos) moradores de instituições de longa permanência
  • Pessoas com deficiência a partir de 18 anos moradoras de abrigos/residências inclusivas
    População indígena vivendo em terras indígenas e aldeias

Precisa se cadastrar para ter acesso à vacina?

Não é verdade que o acesso à imunização para a covid-19 depende de cadastro prévio em nenhum aplicativo ou serviço. O Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e gratuito, e nenhuma pessoa que pertença ao público prioritário de cada fase da imunização deixará de ser vacinada por falta de cadastramento.

Fonte: CNN Brasil e Perfil oficial da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro no Instagram/Foto: Divulgação Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *