Com o aumento de casos de Covid-19 em função da circulação da variante Ômicron , a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, disponibilizou o agendamento on-line para que as pessoas com suspeita do vírus possam realizar o teste em um dos nove centros de testagem abertos pelo Governo do Estado. No total, serão oferecidas 2.100 vagas por dia.

Nove locais de testagem estão funcionando

Nesta segunda-feira (10), começam a funcionar três polos de testagem. Eles ficarão no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), em Nova Iguaçu, no posto do Iaserj do Maracanã e no Estádio de Atletismo Célio de Barros, também no Maracanã. Na última sexta-feira, seis centros de testagem foram abertos junto às Unidades de Pronto Atendimento de Bangu, Campo Grande II e Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Tijuca, Penha e Marechal Hermes, na Zona Norte.

Como marcar o exame?

Para marcar o exame, os interessados devem acessar o link (https://agendamentotestecovid.saude.rj.gov.br/cadastro-exame), inserir dados como nome, CPF e data de nascimento. O paciente poderá escolher um dos nove locais de testagem e o horário de atendimento. A agenda estará aberta sempre para os quatro dias seguintes. Dessa forma, todos os dias, mais vagas serão disponibilizadas no site. No fim do agendamento, o sistema emitirá um protocolo, que deverá ser anotado pelo paciente, que também poderá fotografar a tela. A marcação é pessoal e intransferível. Será necessário apresentar um documento oficial com foto.

“Com o aumento de casos de Covid-19 em função da circulação da variante Ômicron, vimos a necessidade de realizar a testagem também em pessoas com sintomas leves, que muitas vezes não procuram atendimento médico. A ideia é diagnosticar essa pessoa para que ela possa fazer o isolamento social, reduzindo a transmissão do vírus”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Quem deve procurar emergência hospitalar?

Serão oferecidos testes rápidos de antígeno e também RT-PCR para monitoramento do cenário epidemiológico. Pacientes com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5 e dificuldades respiratórias, devem procurar diretamente uma UPA ou emergência hospitalar, onde realizarão o teste e passarão por atendimento médico para avaliação do quadro de saúde. As 28 UPAs do estado também estão realizando atendimento e testes para casos moderados e graves da doença.

O que fazer em caso de TESTE POSITIVO?

Pessoas que testarem positivo para Covid-19 devem fazer isolamento de 7 dias a partir do primeiro dia de sintomas, desde que há 24 horas sem sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *