Vivemos em um mundo agitado e cada vez mais veloz, e isso parece que nos obriga a acompanhar esse ritmo frenético. Vemos cada vez mais indivíduos que não conseguem lidar com o tempo e com o esperar.  Essa falta de habilidade e resiliência têm adoecido muitas pessoas.

Brasil é o país com o maior índice de ansiosos do mundo

A maioria das situações dispensa o imediatismo, mas estamos sempre com uma sensação de urgência. E isso provoca ansiedade e estresse, diminuindo a paciência. De acordo com o levantamento da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com o maior índice de ansiosos do mundo. A estimativa é que 19 milhões convivam com a ansiedade no país, sendo que, durante a pandemia de Covid-19, o número de pessoas com essa condição subiu 25%.

A forma como as pessoas estão consumindo os conteúdos na Internet está cada vez mais afetando na capacidade de lidar com o tempo. Vídeos curtos e rápidos, áudios com opções de velocidade são exemplos de situações que acabam burlando o ritmo humano e consequentemente desrespeitando os limites da mente.

O que ocorre quando a espera não acontece de forma saudável?

O esperar não saudável é aquele que consome o indivíduo, tira suas noites de sono e rouba sua atenção durante o dia. É a busca incessante em tentar fazer algo para pular essa etapa a todo custo, e advinha…. Você não vai conseguir pular.

A correria e o medo de não dar conta de fazer as tarefas diárias aliados à ansiedade colaboram para o aumento da produção do hormônio do estresse, o cortisol, que, em excesso, é altamente prejudicial à saúde. Portanto, atropelar os fatos e pensamentos não é o melhor caminho a seguir.

É preciso entender que esperar faz parte da vida, então saiba que você irá se frustrar por ter que participar disso. É possível percorrer esse caminho sem sofrimento e ansiedade?

Como tornar a espera menos dolorosa?

Podemos escolher o esperar saudável e essa parte da aceitação. Uma vez que se aceita que nesse trajeto chegou ao momento da espera, então como lidar com ela? Pode ser fazendo um hobbie, ou até mesmo focar em outro projeto enquanto está no stand by.

Lutar contra o tempo e a espera é saber que irá parar na lona, sim, você vai perder essa briga! E quem escolhe entrar em uma briga que sabe que irá perder?! Então, pela sua saúde mental e emocional, acolha seu tempo de espera, entenda que ele faz parte para todos nós, até mesmo aqueles mais agitados.

Permita-se frustrar-se

Permita-se frustrar-se, entristecer-se faz parte, você não é de ferro para não sentir. Entenda o que cada emoção diz sobre esse momento e sobre você. Não podemos acelerar o ritmo da vida ou manipular o tempo, por isso, precisamos ter paciência para poder viver o aqui e o agora, desfrutando de bons momentos. Aprenda esperar, pois fugir é impossível.

Buscar o autoconhecimento, identificar preocupações e angústias, além de observar as reações do corpo e do estado mental é a melhor maneira de medir o nível de paciência e, cada vez mais, exercitar essa capacidade de saber esperar.

Camila Souza, Psicóloga Clínica – CRP 05/50883

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *