A corrida de rua vem se tornando uma prática cada vez mais comum nos dias de hoje, seja pelo seu benefício, seja pela facilidade de locais ou pela possibilidade de ser realizada sem maiores custos, caso você não opte por comprar pacotes de corrida comerciais (o que será um assunto a ser abordado em outra ocasião).
A corrida é um dos formatos de treinos aeróbios mais escolhidos pela população em geral, principalmente quando o assunto é emagrecimento. Porém, muitas pessoas se enganam e acham que é apenas colocar o tênis e sair por aí correndo que os resultados irão aparecer. Antes de tomar uma decisão como esta, você deve escolher uma atividade para emagrecer, definir ou ganhar massa muscular, em um formato de exercício que você goste, pois treinar é superar desafios e limites, e há uma necessidade de se manter uma regularidade para que se alcance o efeito desejado. E caso você escolher uma atividade que você não goste, na primeira dificuldade você irá desistir.
A corrida, assim como qualquer outro exercício físico deve ser planejada e orientada por um profissional de educação física, evitando assim, que o praticante não adquira vícios posturais que venham a prejudicar sua saúde. Desta forma o resultado irá aparecer mais rápido e evitar lesões, que acontecem por padrões biomecânicos errados e por falha na mensuração de volume e intensidade de treinos.
Como a corrida pode ser praticada ao ar livre ou ambiente fechado com ou sem o uso de aparelho, se torna um dos exercícios de mais fácil acesso para as pessoas. Porém, ela sempre deve ser planejada e mensurada de acordo com as necessidades do aspirante a corredor.
Para facilitar esta prática e familiarizar a galera que deseja iniciar essa atividade, segue aqui algumas dicas importantes:
Antes da Corrida
O ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que são absorvidos lentamente pelo organismo. Assim, eles serão liberados aos poucos durante a corrida, evitando-se a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).
Para não correr o risco de sentir fome na hora da corrida, coma uma fruta (banana, maçã ou mamão são ideais) 15 minutos antes do treino. Não coma alimentos pesados e de difícil digestão.
Use roupas de tecidos leves e confortáveis, e tênis apropriados para corrida. Para aquecimento muscular você pode utilizar o Arnica Sports Creme (sugestão).
Duração do Exercício
O tempo da corrida vai depender da capacidade de cada um: o importante é não exagerar. O ideal é fazer sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.
Depois da Corrida
Após a corrida, é fundamental fazer alongamentos, para evitar lesões. Além disso, beber água para hidratar o corpo e fazer uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos. Você também pode utilizar os produtos da linha Arnica Sports que auxiliam no alívio de tensões provocadas pela fadiga muscular, pancadas e torções.
Local para atividade
Procure sempre locais iluminados, com bastante fluxo de pessoas e evite realizar em locais isolados, o ideal é no mínimo em dupla.
Horário para correr
Evite horários com temperaturas elevadas e de baixa umidade.
Alguns erros cometidos por iniciantes:
1- Correr sem orientação
2- Não fazer exames médicos
3- Não se alimentar corretamente
4- Não se hidratar corretamente
5- Não utilizar tênis adequado
6- Esquecer aquecimentos e alongamentos
7- Não descansar
Faça da corrida de rua um hábito de vida sempre respeitando seus limites!