Nesta terça-feira, 24, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que o Comitê Olímpico Internacional (COI) concordou em adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio, anteriormente previstos para ocorrer de 24 de julho a 9 de agosto, para 2021, devido à pandemia de coronavírus que paralisou campeonatos esportivos no mundo todo.
A possibilidade do adiamento já vinha sendo levantada nas últimas semanas. Comitês olímpicos do mundo inteiro vinham pressionando o Comitê Olímpico Internacional pelo adiamento dos jogos. Nesta semana, o Canadá já havia dito que sua delegação não participaria dos jogos.
Inclusive o Comitê Olímpico do Canadá já havia publicado uma carta na segunda-feira (23), sinalizando com um possível boicote aos jogos Olímpicos e Paralímpicos caso eles fossem realizados em 2020. Austália, Grã-Bretania pressionaram o COI e ameaçaram não participar.
Em uma pesquisa do “The New York Times” indicou que 78% são favoráveis a um adiamento. 4000 (quatro mil) atletas de todos os continentes haviam respondido.
Fonte: G1, Correio 24 horas, Veja