Coluna “MENS SANA INCORPORE SANO”
Quando você pratica alguma atividade e exercício físico costuma sentir um certo desconforto no dia seguinte?
Que tal dedicar um pouco de tempo para a realização de um bom alongamento?
O alongamento não é só importante para quem pratica atividade física, mas sim também para quem busca uma melhor condição funcional do seu corpo, aquelas pequenas dores do dia-a-dia podem melhorar com a prática regular de alongamento, pois ele engloba inúmeros benefícios como o relaxamento e alívio da tensão muscular, a melhora da postura e da flexibilidade corporal, e até mesmo o aumento do bem-estar físico e mental.
O que é o alongamento?
O alongamento são exercícios físicos que visam à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular, a prática do mesmo favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido o aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade.
Alguns benefícios adquiridos com o alongamento:
Podemos citar inúmeros benefícios com a prática regular de alongamento, tanto para atletas profissionais, amadores, praticantes de final de semana ou até mesmo sedentários, sendo eles realizados de maneira correta, com um tempo aproximado de 15 à 30 segundos de duração em cada posição, trabalhando os músculos diretamente envolvidos para aquela prática de atividade desejada, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área.
Citaremos alguns destes benefícios:
- Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
- Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
- Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
- Restringe os riscos de disfunções da coluna;
- Melhora a postura;
- Diminui a tensão muscular;
- Ameniza cólicas menstruais em atletas;
- Suaviza a irritabilidade muscular;
- Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
- Diminui a incidência de cãibras.
Todo alongamento deve ser feito de forma calma, relaxada e sem galeios (balanço), e também com controle da respiração, inicialmente dever começar pelos membros superiores e após os inferiores.
Importante: Realizar um pré-aquecimento antes, podendo ser inicialmente uma caminhada de 5 minutos ou até mesmo polichinelos antes de executar os exercícios de alongamento. Isso irá evitar uma possível lesão por um movimento realizado em excesso, sem que seu corpo esteja preparado para tal.
Gostou dessas dicas?
Aproveite e tire um tempinho para realizar seu alongamento no dia de hoje!!!