O exercício físico faz bem à saúde em qualquer momento do dia, mas o momento para obter o melhor resultado varia entre mulheres e homens, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos. A pesquisa afirma que as mulheres oxidam mais gordura corporal durante o exercício matinal, e os homens, à noite. Diferenças nos hormônios, relógios biológicos e ciclos de sono entre os sexos podem influenciar na queima de calorias. Até aqui, muito do que se sabe sobre este tema é baseado em estudos só com homens, apontam os pesquisadores.

Como se chegou a esse resultado?

O estudo com 30 homens e 26 mulheres, todos ativos e saudáveis, e entre 25 e 55 anos, com duração de 12 semanas, monitorou os efeitos de um programa variado de condicionamento físico, que incluiu alongamento, corrida e treinamento de resistência. Um grupo se exercitou por uma hora antes das 8h30 da manhã, enquanto o outro grupo seguiu as mesmas atividades à noite, entre 18h e 20h. Todos os participantes seguiram um plano de refeições especial.

Os pesquisadores testaram a pressão arterial e a gordura corporal de todos ao longo do estudo, bem como sua flexibilidade, força e potência aeróbica no início e no fim.

A melhor hora para o exercício é a que se encaixa na sua agenda

Ao longo do teste de 12 semanas, todos tiveram melhora na sua saúde em geral e no desempenho, independentemente de quando se exercitaram. “A melhor hora para o exercício é a que se encaixa na sua agenda”, diz Paul Arcerio, principal autor do estudo e professor de Saúde e Ciências Fisiológicas Humanas do Skidmore College, em Nova York.

Cedo ou tarde

Com base nos resultados dos estudos, as mulheres são orientadas a se exercitar pela manhã para reduzir com maior eficiência a gordura na cintura e a pressão arterial, diz Arcerio. No entanto, ele afirma que as mulheres que tentam melhorar a força muscular na parte superior do corpo, bem como o humor geral e a ingestão de alimentos, devem fazer exercícios noturnos.

Os homens que participaram do estudo são menos sensíveis à hora do dia em que se exercitam. Mas treinos para aumentar a força física funcionam melhor pela manhã e à noite.

Saúde cardíaca e metabólica

O exercício noturno foi considerado “ideal para homens interessados em melhorar a saúde cardíaca e metabólica, bem como o bem-estar emocional”, diz o autor do estudo.

Melhorar a saúde metabólica significa reduzir o risco de doenças como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrames. Não está claro exatamente por que as respostas de homens e mulheres ao momento do exercício foram tão diferentes.

Agora, os pesquisadores dizem que são necessárias mais pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre o tema. Eles dizem que as mulheres podem oxidar mais gordura corporal pela manhã porque são mais propensas a ter excesso de gordura abdominal.

Os ritmos internos do corpo também podem influenciar no processo. O estudo, publicado na Frontiers in Physiology, monitorou pessoas com peso saudável, mas os pesquisadores dizem que o resultado também pode aparecer em pessoas com sobrepeso ou obesidade.

Quer um profissional para ajudar a alcançar seus objetivos no treino? Conte com a assessoria do Personal Charles Falcão e descubra sua nova versão, com mais autoestima e qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *